Cidadeverde.com

Inspeção do CRM revela paralisação de aparelhos de Raio-X no HUT; FMS informa que regularizará pagamento à empresa

Imprimir

Foto: Divulgação/ CRM

Por Paula Sampaio

Uma inspeção realizada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-PI), na sexta-feira (23), apontou a falta de insumos e medicamentos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Segundo a entidade, foi constatado que os aparelhos de “Raio-x” não estavam funcionando há pelo menos 24h por falta de pagamento à empresa contratada. A falta de antibióticos, anticonvulsivantes, antiarrítmicos e analgésicos também foram registradas.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), responsável pela gerência da unidade, informou que o pagamento da empresa terceirizada, responsável pelos exames, está sendo regularizado. Segundo a FMS, os equipamentos para a realização de exames de imagens no HUT voltaram a funcionar ainda no início da noite da sexta-feira (22).

“A FMS também reforça que no período em que alguns aparelhos não estavam funcionando a contento nenhum paciente ficou sem realizar exames. Isso porque toda a rede de saúde pública do município se mobilizou para atender a demanda”, escreveu em nota a Fundação.

Vistoria do CRM

A vistoria foi realizada pelo presidente do CRM-PI, João Araújo Moura Fé, além dos conselheiros Marcos Moraes e Yousef Aguiar, acompanhados das assessorias jurídicas e de comunicação do CRM-PI, e pela direção do hospital, entre eles o diretor geral, Ítalo Costa e a assessora técnica da direção geral, Socorro Rego.

Os fiscais solicitaram ao diretor do hospital o envio para a comprovação de compra dos medicamentos e insumos, além da regularização do aparelho de radiografias, o qual se comprometeu em fazê-lo.

Foto: Divulgação/ CRM

De acordo com o CRM-PI, o Relatório de Vistoria será encaminhado ao presidente da FMS, Ari Ricardo Ferreira e Ítalo Costa, mostrando as inconsistências, reiterando para que haja maior controle do estoque de insumos, no sentido de haver reposição em tempo hábil, quando o estoque chegar até 20%, evitando, assim, a completa falta de medicamentos essenciais.

Segundo médicos das UTIs, centro cirúrgico, enfermarias e das salas verdes e vermelhas não está havendo falta de profissionais médicos, sendo que as escalas de médicos e outros profissionais estavam completas no momento da fiscalização.

O HUT conta com mais de 2.5 mil profissionais, sendo a maior unidade pública de saúde do Estado no atendimento de urgência e emergência 24 horas.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais