Cidadeverde.com

Aumento de vendas de teste de covid em Piripiri, Picos e Teresina e 5 mortes deixam COE em alerta

Imprimir

Foto: Ascom/ Sesapi

Por Marina Sérvio

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí realizou uma reunião na manhã desta terça-feira (26) para discutir estratégias de combate a Covid-19. Segundo o secretário de saúde, Antonio Luiz, foi registrado um aumento no número de testes realizados nas cidades de Piripiri, Picos e Teresina, o que acende um alerta para o Governo do Estado.

“Vimos que na última semana epidemiológica houve um crescimento das vendas de testes. Essa procura para testes, imagina-se que as pessoas estão sentindo alguns sintomas. O COE vai fazer orientações. Algumas delas relativas ao uso de máscaras em ambientes com aglomeração, com muitas pessoas” afirma o secretário.

Também houve um aumento na taxa de positividade dos testes realizados pelo Lacen-PI, saindo de 17% para 29,4 na última semana epidemiológica. Atualmente há dois pacientes internados por síndrome respiratória aguda grave. 

Segundo os dados apresentados na reunião, pela Gerência de Vigilância em Saúde, o estado apresentou na última semana, 115 casos notificados da doença e 05 óbitos. Todas as pessoas tinham comorbidades. 

As medidas apresentadas após a reunião estão ligadas ao reforço da vacinação, inclusive com recomendações a prefeituras para que mantenham o processo de vacinação durante as festas de final de ano. 

“Consenso de manter [vacinação] durante esse período de recesso natalino, de final de ano. A gente faz uma comunicação para os gestores municipais de saúde que mantenham suas Unidades Básicas de Saúde abertas com uma estratégia de oferecer essas vacinas para a população.” reforça Cristiane Moura Fé, diretora de Vigilância em Saúde. 

Quem são as pessoas que devem procurar vacinação contra a Covid? 

  • Idosos acima de 60 anos, 
  • Pessoas imunossuprimidas que já tenham vacinado a primeira dose há mais de 6 meses,
  • Todas as pessoas que não fizeram reforço dose bivalente. 

Além disso, o COE reforça a orientação de que em ambientas hospitalares seja utilizado máscara de forma obrigatória.

“Das visitas aos pacientes e também os profissionais de saúde que estão em hospitais. Então todo mundo tem que cooperar, mantendo a higienização das mãos, com álcool 70, também o uso de máscara e procurando sua vacinação para que realmente tenhamos o final de ano sem muito problema com gravidade por covid” reforça o secretário Antonio Luiz.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais