Cidadeverde.com

Municípios ganham formação de brigadas de incêndios florestais

Imprimir

Foto: ccom

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), tem realizado cursos de formação em brigadas de incêndios florestais em diversos municípios do Estado.

“Com as elevadas temperaturas que enfrentamos em 2023, estes treinamentos foram imprescindíveis no apoio das ações de combate a incêndio florestais no interior do estado. A parceria entre o Corpo de Bombeiros militares e a Semarh tem sido um sucesso e continuaremos contribuindo com este trabalho em prol da população piauiense”, ressaltou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel José Rêgo.

O objetivo dos curso de formação, além de contribuir com a disseminação de conhecimentos básicos sobre educação ambiental, é o de reforçar o apoio das ações de combate a incêndios florestais durante os períodos do ano em que as temperaturas estão mais elevadas, e consequentemente, o risco de fogo em vegetação é maior. Cristino Castro, Gilbués, Valença do Piauí e a região da Serra da Capivara, que abrange cidades como Coronel José Dias, Jurema, João Costa e Bonfim do Piauí, foram alguns dos locais contemplados com o curso esse ano.

“Somente no segundo semestre de 2023, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizamos 23 cursos de formação de brigadas de incêndios florestais em diferentes municípios. Cerca de 266 brigadistas foram treinados e estão prontos para atender as ocorrências desta natureza na região. Para 2024, continuaremos monitorando as regiões mais críticas e desta maneira, dando prioridade aos municípios que estiverem em maior situação de risco de fogo no momento de ofertar o curso de formação”, esclarece o major Dênio Marinho, diretor de Fiscalização da Semarh.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais