Cidadeverde.com

Com mais de 209 mil atendimentos, Piauí é o estado com mais acesso ao programa Farmácia Popular

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues (Com informações do Governo Federal)

O Piauí foi o estado onde a população mais teve acesso ao programa Farmácia Popular. Até novembro deste ano, 209.346 piauienses tiveram acesso a medicamentos pelo programa, com isso ocorreu um aumento de 12.686 pessoas, se comparado ao mesmo período de 2022. 

Atualmente, o Farmácia Popular está presente em 4.515 municípios brasileiros, 81% das cidades brasileiras, estando presente em 106 cidades no Piauí. São quase 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país, com 257 no estado.

Leia também:

Segundo o Ministério da Saúde, no mês de junho o programa foi retomado e ocorreu a ampliação do programa com a expansão da oferta de medicamentos. Desde então,todos os beneficiários do Bolsa Família podem retirar os 40 medicamentos para 11 doenças disponíveis no programa gratuitamente.  

Entre junho e novembro 2023, o Farmácia Popular atendeu 41.414 beneficiários do Bolsa Família no Piauí, com a dispensação de mais de 16 milhões de medicamentos e fraldas geriátricas, com investimento de R$ 2,6 milhões do Ministério da Saúde. Em todo o país, mais de dois milhões de beneficiários do Bolsa Família foram atendidos.

No Piauí, este ano, 2.910 mulheres retiraram 46.773 medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos, que eram oferecidos com preços mais baixos (50% de desconto), mas que agora integram o rol de gratuidade.  

Até o momento, neste ano, foram credenciadas 236 novas farmácias e drogarias em 186 municípios do país. No Piauí, 30 novos estabelecimentos foram credenciados. A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional, com assistência em 5.207 locais. A prioridade foi para os municípios que participam do programa Mais Médicos, 94,4% deles nas regiões Norte e Nordeste.  

Como ter acesso 

Para acessar os medicamentos disponíveis, o paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do Farmácia Popular, apresentando documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF, além de receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.

No caso de fraldas geriátricas, o paciente deverá ter idade igual ou superior a 60 anos ou ser pessoa com deficiência, e deverá apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso.  

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais