Cidadeverde.com

Piauí Pet Castramóvel já realizou castração de mais de 500 animais domésticos e em situação de rua

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O Piauí Pet Castramóvel já realizou a castração de 543 animais, que também passaram pela implantação de microchip em 2023, além da realização de 1.610 atendimentos. O projeto foi criado com o objetivo de promover a saúde e controle da população de animais domésticos e em situação de rua, por meio da castração.

A cidade de Teresina, onde o projeto foi lançado e iniciado, tem o maior número de castrações realizadas: 306 ao todo. Parnaíba vem logo em seguida, com 157 animais castrados em 2023. E Picos, terceira cidade a receber o projeto este ano, conta com 80 castrações já realizadas, com implantação de microchip.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, o projeto se alinha às pautas promovidas pela secretaria de forma a abranger animais domésticos, de rua e aqueles resgatados por ONGs.  

 “Essa ação pioneira no estado busca, para além de dar atenção ao tema da castração para o controle populacional de cães e gatos, evitar a disseminação de doenças provenientes dos animais em situação de rua. Com certeza, os resultados das ações promovidas durante este ano mostram que estamos no caminho certo”, disse o gestor.  

O Castramóvel foi lançado como parte das ações do Programa ECO Piauí, que é um programa de fortalecimento da gestão da sustentabilidade ambiental no estado. Esse projeto está especificamente no eixo Bio Piauí. Três edições do projeto foram realizadas no ano de 2023: a primeira em Teresina, no mês de setembro, com participação do governador Rafael Fonteles; a segunda em Parnaíba, em outubro, e a terceira e última ação foi realizada no município de Picos, em novembro.  

Em cada uma das edições, os animais foram cadastrados no local, passando por uma triagem para identificar quais estavam aptos para a castração. Em seguida, foram encaminhados para exames laboratoriais para, então, serem encaminhados às clínicas onde a castração seria executada, com implantação de microchip para monitoramento populacional. Ainda na etapa dos atendimentos, a Semarh emitiu o RG Pet gratuitamente aos animais cadastrados. Ao todo, nas três edições realizadas em 2023, somaram mais de 1.500 animais cadastrados.

Jurema Chaves, diretora de Conservação da Biodiversidade da Semarh, diretoria responsável pelo projeto, comemorou o sucesso das edições e ressalta as expectativas para 2024. “É um projeto que tem um impacto grande e bastante positivo. Em 2023, cadastramos mais de 1.600 animais, e desse número, mais de 300 animais já foram castrados. No próximo ano, o projeto vai ter continuidade, e até 2026 vai chegar a todos os municípios do Piauí, realizando todas as etapas do atendimento: cadastro, triagem, castração e implantação de microchip”, confirmou a gestora.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais