Cidadeverde.com

Professores da Uespi iniciam greve, mesmo após TJ-PI decretar ilegalidade do movimento

Imprimir

Foto: Arquivo / Cidadeverde.com

 

Por Adriana Magalhães

Os professores da Universidade Estadual do Piauí iniciaram nesta terça-feira (02) uma greve por tempo indeterminado na instituição. O movimento foi aprovado no último mês de dezembro em assembleia da categoria, mas o Governo do Estado pediu e o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) decretou, a ilegalidade do movimento. A aulas estão previstas para retornar na próxima segunda-feira (08).

"Não fomos notificados ainda sobre a ilegalidade da nossa greve, mas assim que formos iremos recorrer", explicou o professor Gisvaldo Silva, coordenador de Política e Formação Sindical da Associação dos Docentes da Uespi (ADCESP) e diretor do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

Segundo a categoria, o movimento reivindica a recomposição de perdas salariais dos professores nos últimos dez anos.

"A greve tem base em duas questões fundamentais: a primeira é a indisposição do Governo do Estado em negociar a recomposição das perdas salariais, que já ultrapassa o percentual de 68%. Há 10 anos a categoria não tem reajuste salarial e passa por um longo período de achatamento de salários", pontua Gisvaldo.

Além disso, a categoria também discorda do Projeto de Lei Complementar 09/2023, de autoria do Governo do Estado e, aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí, que aumenta para 16h a carga horária obrigatória de ensino dos professores 40h.

"O PL afronta a autonomia universitária e o tripé: ensino, pesquisa e extensão que constitui a universidade pública", explica.

A categoria volta a se reunir na próxima segunda-feira (08) para avaliar o movimento. E no dia 11 realiza marcha em direção do Palácio de Karnak.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais