Cidadeverde.com

Janeiro Branco: psicóloga dá cinco dicas para manter a saúde mental

Imprimir

Em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (3), a psicologa Sieli Santiago destacou a importância do Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a saúde mental. A especialista lembrou que o Brasil é um dos países com a maior taxa de ansiedade do mundo e deu dicas de como se manter saudável. 

Segundo a profissional, uma das recomendações é reduzir o tempo de exposição as telas, desconectar-se do telefone e das redes sociais para evitar comparações e a aumentar a autoestima.

“Às vezes a gente deixa de olhar para a gente, de buscar se entender, e a gente acaba muito olhando para tela de celular e computador. A gente acaba ficando suscetível a vários tipos de estímulos. Aí vem a comparação, porque sempre se mostra nas redes sociais a melhor versão de cada um, isso faz com que você pense que talvez não esteja tão bem assim, tendo uma redução da autoestima, um aumento da ansiedade e dos sintomas depressivos, então é importante você se conectar mais com você e com as pessoas que você ama”, explicou. 

Além disso, a especialista destacou o impacto de cultivar relacionamentos saudáveis é essencial para o bem-estar mental.

“Somos seres relacionais, nós precisamos do outro para nos sentir bem. Vimos na pandemia como foi difícil ficar isolado, como foi difícil ficar sozinho, então é bom estarmos ali do lado de pessoas que nos trazem prazer. Como é bom conversar, como é bom olhar nos olhos e manter relacionamentos saudáveis porque relacionamentos tóxicos acabam adoecendo”, ressaltou

Outro ponto abordado pela psicologa foi o poder das atividades físicas e momentos de lazer para o equilíbrio emocional.

“É importante o momento de lazer, o momento que a gente possa usufruir de atividades que provocam bem-estar e a atividade física é muito importante porque quando você faz, você tá produzindo e estimulando alguns neurotransmissores que provocam uma sensação de bem-estar, o que acaba fazendo com que você se sinta mais feliz, aumentando o prazer, diminuindo sintomas de ansiedade e de depressão”, afirmou.

A especialista também lembrou que dormir bem é crucial para diminuir a irritabilidade e manter um bom humor.

“As pessoas com sintomas depressivos costumam acordar mais cedo, ela tem também um sono bem ir regular e é importante dormir bem porque se você não dorme bem o que acontece no dia seguinte? Você vai acordar mais irritado, então isso vai acabar interferindo no seu humor”, alertou. 

Por fim, Sieli Santiago enfatizou a necessidade da ajuda profissional, incluindo psicoterapia e, em alguns casos, acompanhamento psiquiátrico, é importante para lidar com problemas emocionais.
“A psicoterapia não é indicada só para quem tem um transtorno psiquiátrico e a campanha Janeiro Branco vem chamar justamente a atenção para importância de você cuidar de você com carinho, de você cuidar das suas emoções”, concluiu. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais