Cidadeverde.com

Matrículas novas na rede de ensino de Teresina serão realizadas de forma online

Imprimir

Foto: Ascom

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) irá realizar o processo de matrículas Novas de forma virtual em 155 unidades de ensino, dentre escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O ingresso de novos estudantes para a Rede Pública Municipal de Ensino ocorrerá pelo Sistema de Gerenciamento de Matrículas (SIGMA). O processo de matrículas novas inicia para na Rede Municipal a partir do dia 15 de janeiro deste ano, com disponibilidade de 23 mil novas vagas, sendo 12 mil delas destinadas ao procedimento virtual.

A matrícula efetuada pelo SIGMA Online deve ser feita em duas etapas, com o responsável legal pelo estudante a realizar a Pré-Matrícula, com preenchimento de todos os dados e documentos dos alunos, sendo feita depois a avaliação dos dados pela gestão da unidade de ensino, a fim de realizar a confirmação de matrícula. A efetivação pode ser efetuada na página do SIGMA na internet ou na versão de aplicativo, que está disponível para sistemas de smartphone Android e IOS.

Recentemente, o sistema passará por uma atualização, na qual serão adicionadas uma carga de dados adicional sobre as vagas disponíveis em unidades de ensino por turno e ano escolar, novas informações no campo de gênero e a inscrição obrigatória do campo de mãe dos estudantes. Para a versão web, a plataforma será atualizada automaticamente, enquanto que a versão mobile necessitará ser atualizada na loja de aplicativos do aparelho celular do usuário.

A gerente de Ensino Fundamental da Semec, professora Geane Alves, destaca que o processo de matrícula online via SIGMA garante a sistematização de ações da Semec. “Estamos trabalhando na orientação dos diretores e pessoal de apoio para que tudo transcorra de forma tranquila e rápida. Estamos preparando um passo-a-passo de acesso à plataforma que será divulgado para os pais e responsáveis efetuarem a matrícula no sistema”, enfatiza Geane.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais