Cidadeverde.com

Semec realiza entrega do Currículo da Educação Infantil de Teresina

Imprimir

Foto: PMT

O Currículo da Educação Infantil, lançado pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), oferece à sociedade teresinense um guia sólido para aprimorar a qualidade da educação nas primeiras etapas de formação.

As Diretrizes Curriculares do Município de Teresina, em vigor desde 2008, foram revistas e aprimoradas, estando agora totalmente alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017.

O documento é composto por cinco cadernos: Introdução, Bebês, Crianças bem Pequenas, Crianças Pequenas e Boas Práticas. Foram realizados estudos comparativos com currículos adotados por outros municípios e oficinas práticas e propositivas envolvendo gestores, pedagogos, professores e técnicos da Secretaria.

Carmem Portela, técnica da Coordenação de Currículo, ressaltou que o currículo está disponível junto à Secretaria Executiva de Ensino, no Centro de Formação Odilon Nunes (Cefor) para os diretores fazerem a retirada.

Carmem destacou a importância do currículo para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), sendo um documento muito aguardado. Agradeceu o apoio do secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, do secretário executivo de Ensino, professor Reinaldo Ximenes, e da secretária executiva de Gestão, professora Edileusa Sampaio, que possibilitaram o lançamento do documento, fundamental para uma educação mais qualificada às crianças.

Ela enfatizou a necessidade de os educadores lerem e se apropriarem do documento, trabalhando as diretrizes nele contidas. Cada professor receberá um exemplar que conterá os cadernos específicos para cada faixa etária, seja para bebês, crianças bem pequenas ou crianças pequenas. O último caderno, chamado “Boas Práticas”, tem como objetivo inspirar outras unidades e educadores a aprimorarem seus métodos de trabalho, compartilhando experiências bem-sucedidas.

Está em fase de conclusão a proposta de implementação, monitoramento e avaliação do Currículo da Educação Infantil que foi elaborada em parceria com gestores escolares, pedagogos, professores e técnicos educacionais. A referida proposta será apresentada nos próximos dias 10 e 11 de janeiro, com objetivo de subsidiar a implementação do currículo na Rede Municipal de Ensino.

 

Da redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais