Cidadeverde.com

Sada e Adapi auxiliam criação de fundo para indenizar pecuaristas em caso de emergência sanitária

Imprimir

Foto: Ascom/Sada 

Criadores de bovinos, caprinos, ovinos e suínos do estado do Piauí se reuniram, nesta quinta-feira (4), com representantes da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), para discutir a criação de um Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec) para o Piauí.

A criação desse fundo privado é um importante passo para a segurança sanitária do rebanho piauiense.

“O Governo do Estado criou uma lei que regulamenta o fundo público. Então, nós já temos um fundo público. Agora o setor produtivo, as associações, os criadores estão constituindo um fundo privado, que é um dos critérios do Ministério da Agricultura para que o Piauí possa avançar para área livre de febre aftosa sem vacinação”, disse João Rodrigues, diretor-geral da Adapi.

Os recursos do fundo privado serão destinados para indenização de criadores em caso de uma emergência sanitária no estado.

“Nós, da Sada, estamos agindo como intermediadores entre os criadores, para que esse fundo seja constituído, e em caso de necessidade de destinação, seja direcionado pelo setor produtivo, que ficará responsável por tudo isso. Os criadores, pecuaristas e a associação do estado serão os responsáveis pelo Fundepec-PI, mas é de total interesse do Estado que isso seja estabelecido, para que o Piauí avance na melhoria da qualidade e produtividade da pecuária”, disse Fábio Abreu, secretário da Sada.

O presidente da Associação Piauiense dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apiccovi), Gabriel Napoleão, é favorável à criação do fundo.

“Isso vai nos trazer um poder de mercado e venda enorme, porque vamos estar livres para transitar em estados como Bahia, Maranhão e Sergipe, que já vão entrar agora em abril nesse novo patamar de vacinação livre sem aftosa, e assim a gente evita que nosso estado seja impedido de entrar nesse nosso status, já que o Piauí é produtor de genética e referência em vendas. A gente vende muita genética e muitos animais para outros estados. Então, é muito importante que esse fundo seja estabelecido, estamos com total disposição para fazer isso acontecer”, disse Napoleão.

O Fundepec oferecerá indenizações aos produtores rurais em casos de abate sanitário de animais, minimizando as perdas econômicas decorrentes de medidas de controle de doenças. Além de atuar ativamente na prevenção e controle de doenças animais, colaborando com os esforços estaduais para garantir a saúde do rebanho e a segurança alimentar. O fundo apoia ainda iniciativas que visam aumentar a eficiência e a sustentabilidade da produção agropecuária no Piauí, incluindo a adoção de novas tecnologias e práticas de manejo.

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais