Cidadeverde.com

O perigo do monóxido de carbono: gás sem cor pode provocar morte. Saiba como prevenir

Imprimir

Foto: Reprodução

A inalação de monóxido de carbono (CO) é apontada como uma das principais suspeitas para a morte de quatro jovens em Santa Catarina no início deste ano. Com o motor do carro ligado, para manter o ar condicionado com o veículo parado, eles consumiram o gás, conforme indicam os laudos preliminares da perícia.

O caso, logo na virada do ano, acendeu o alerta para o perigo em se respirar o tipo de gás, que não tem cheiro nem cor. O CO é eliminado pelos escapamentos de veículos, independente do tipo de combustível - gasolina, diesel ou álcool. Ele também é produzido em outros processos de combustão. Se existe fogo, existe também a produção do gás, conforme avalia o médico Alfredo Schmid-Hebbel Bush.

"Um fogo a lenha, um fogão, um forno, um aquecedor a gás, uma lamparina querosene ou um carro. Qualquer coisa", afirma.

O tipo de gás impede a absorção de oxigênio, e apresenta alguns sintomas, conforme revela o especialista: "Dor de cabeça, náuseas, sonolência e confusão. Em uma fase intermediária, a pessoa pode ter falta de ar, dor no peito e pode até entrar em coma".

Leia também

Mecânico que fez modificação em BMW pode responder por mortes de quatro jovens

Como evitar riscos

Como forma de cuidado, é necessário checar a possibilidade de emissão do gás, para que ele não seja consumido. No caso de carros, a recomendação é voltada para a revisão dos veículos.

"Se existe vazamento desses gases na parte frontal do veículo, esses gases acabam podendo ser conduzidos para o interior do veículo através dos dutos de ventilação do ar condicionado, e aí que mora o grande perigo para a saúde", aponta o gerente de produção Maicon Alexandre.

A maior dica dos profissionais de segurança também é de não permanecer em locais totalmente fechados e sem circulação de ar. Caso identificado algum vazamento, a recomendação é voltada para não ter contato.

"A primeira coisa a fazer é abrir todas as janelas, portas, ventilar aquele ambiente e desligar o possível foco de produção de monóxido de carbono. Então, desligar a churrasqueira, fogão, ou qualquer coisa que esteja produzindo combustão", declara Alfredo Schmid-Hebbel Bush.

 

Fonte: SBTNews

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais