Cidadeverde.com

Professores da Uespi entram com ação contra reitora

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (ADCESP) protocolizou denúncia junto ao Ministério Público do Estado para que o órgão tome providências em relação à Fundação de Apoio da Uespi (FAUESPI).
 
De acordo com o documento assinado pela associação dos professores, são muitas as irregularidades naquela Fundação, dentre elas o fato de não estar cadastrada pelo Ministério Público do Estado; o fato da presidente da FAUESPI ser a reitora Valéria Madeira Martins Ribeiro, dentre outras.

Na denúncia ao Ministério Público o sindicato levanta, também, possíveis irregularidades em dispensa de licitações em que a Fundação de Apoio é contratada pela UESPI sem licitação. Na visão da Associação dos Docentes "todas as decisões da Reitora acerca de contratos, licitações, cessão de material e convênios com a FAUESPI estão eivadas de vício por infração direta à moralidade administrativa, assim entendendo por haver desvido de finalidade", diz o documento.

Noutro trecho da denúncia, a Associação dos Docentes afirma "logo adiante se comprova a existência inclusive de contratações da UESPI havendo dispensa de licitação com uma fundação de apoio onde, pelo que se percebe, existem certos apenas a sua presidente - e reitora da Universidade apoiada, e os membros das empresas privadas constituintes de dita fundação que ora se busca investigar", diz.

Mais adiante, o documento levado ao Ministério Público lança um extrato de um procedimento administrativo em que a FAUESPI requisitou da UESPI a possibilidade de administração de recursos (Proc. 02390/09). "Sendo que a única finalidade da Fundação de Apoio é ensino, pesquisa e extensão, não lhe cabendo administrar qualquer recurso da Universidade", denuncia.

A denúncia é assinada por Daniel Vasconcelos Solon, presidente da ADCESP.

O Cidadeverde.com tentou entrar em contato com a Reitora Valéria Madeira, bem como a assessoria da Universidade, mas não conseguiu resposta.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: