Cidadeverde.com

8 de janeiro: PF faz operação contra financiadores de atos antidemocráticos

Imprimir

Foto: Eduardo F S Lima/Estadão Conteúdo

A Polícia Federal cumpre, nesta segunda-feira (8), 47 mandados judiciais contra suspeitos de financiar e fomentar os atos golpistas do 8 de janeiro de 2023. Na data, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram a sede dos Três Poderes, em Brasília, em resposta ao resultado das eleições presidenciais de 2022.

Ao todo, são cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva em 11 estados (Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina) e no Distrito Federal. Também foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, disse a Polícia Federal.

A nova fase da Operação Lesa Pátria acontece no dia em que os atos golpistas completam um ano. Segundo a Polícia Federal, os danos causados ao patrimônio público podem chegar à cifra de R$ 40 milhões. Entre as ações de recuperação já realizadas estão a troca de carpetes, cortinas e vidros, além da restauração de obras de arte. Mais de mil objetos, por outro lado, foram furtados ou destruídos completamente.

 

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais