Cidadeverde.com

Bombeiros fazem alerta e apontam cuidados para quem deseja curtir passeios e banhos nas férias

Imprimir

Foto: Divulgação Conheça o Piauí

Cachoeira de Saquarema, em Capitão de Campos

Por Bárbara Rodrigues

Nesse período de férias escolares é necessário ter atenção redobrada para evitar acidentes e principalmente afogamentos durante passeios e banhos pelo estado. A tenente-coronel Najra Nunes, do Corpo de Bombeiros, afirmou que são vários os cuidados que são necessários antes de se aventurar em um passeio por uma cachoeira, realização de trilhas e até mesmo um banho de piscina.

Atualmente o Piauí iniciou o período chuvoso, por isso é importante conferir informações sobre o tempo antes de qualquer passeio, principalmente se for alguma trilha ou banho em cachoeira.

“É preciso buscar informações, pois se estiver chovendo em cidades próximas, onde passam rios que alimentam essas cachoeiras, o ideal é que não vá, pois, o nível da água pode aumentar muito e descer uma tromba de água, que aumenta o volume muito rápido. É importante chegar em uma cachoeira, verificar o nível da água e se observar que está subindo rapidamente, então é sinal de que está vindo mais água e é necessário evacuar esse local”, alertou.

Nessas aventuras é importante ter cuidado redobrado com as crianças.

“Às vezes os adultos querem levar as crianças, e às vezes não conseguem retornar com elas, pois estão cansadas, tem trilhas difíceis, e os adultos também cansados e cheios de coisas, então podem até passar mal. Então levar água suficiente, levar utensílios de segurança como boias que prendem nos três pontos das crianças, ou colete que veste o tórax da criança”, destacou.

É importante ainda que os adultos sempre fiquem de olho nas crianças, e a pessoa que não sabe nadar, não deve se arriscar, principalmente em cachoeiras e no mar.

Veja alguns cuidados:

  • Evitar lugar que pode escorregar
  • Não usar chinelos ou rasteiras. Usar tênis e botas próprias para as trilhas.
  • Evitar uso de álcool para não atrapalhar a supervisão das crianças
  • Se não souber nadar, não se arrisque
  • Colocar idem que identifique a criança, como pulseiras, placas identificadoras, com número de contato
  • Orientar a criança a não ficar perto de ralos em piscinas
  • Não esquecer de supervisionar as crianças
  • Crianças apenas em piscinas infantis

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais