Cidadeverde.com

No 1º dia da operação Aulas Seguras, Imepi encontra irregularidade em material escolar

Imprimir

Foto: Ascom Imepi

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) iniciou a operação Aulas Seguras nesta segunda-feira (8) em Teresina e já encontrou produtos com irregularidade. A ação tem o objetivo de garantir maior segurança aos pais e consumidores na hora da compra do material escolar, além de coibir a comercialização de produtos irregulares no comércio.

Segundo a diretora geral do Imepi, Patrícia Leal, uma mochila sem certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) foi encontrada e contém substância tóxica que poderia causar risco às crianças. 

"Já no primeiro dia de Operação encontramos irregularidades. Por exemplo, uma mochila inapropriada para uso, sem certificação do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Esse material contém substância tóxica e pode acarretar em problemas de saúde para crianças. Todos os setores do IMEPI estão empenhados em combater qualquer tipo de infração, para que as famílias possam ter segurança ao comprar um produto de material escolar", explica.

Ela destaca que o consumidor deve sempre observar se a mercadoria tem o selo de identificação do Inmetro. Isso demonstra que o produto passou por testes e foi avaliado para evitar acidentes, como por exemplo, com bordas cortantes, pontas perigosas, além da presença de substâncias tóxicas em itens que possam ser levados à boca ou com risco de serem ingeridos ou inalados.

No setor da Qualidade, diversos artigos escolares contemplam a relação de produtos regulamentados.

A lista inclui apontador; borracha e ponteira de borracha; caneta esferográfica e roller; caneta hidrográfica (hidrocor); giz de cera; lápis (preto ou grafite); lápis de cor; lapiseira; marcador de texto; cola (líquida ou sólida); corretor adesivo; corretor em tinta; régua; estojo; merendeira/lancheira com ou sem seus acessórios; pasta com aba elástica; tesoura de ponta redonda; mochila; tinta (guache, nanquim, pintura a dedo plástica, aquarela); cadeira e mesa para conjunto de aluno individual, entre outros.

A Operação Aulas Seguras acontece em parceria com todos os órgãos delegados do INMETRO  em cada estado até o dia 12 de janeiro.  Em caso de irregularidade, o consumidor pode enviar uma denúncia para o telefone da Ouvidoria do IMEPI: (86) 99456-1921.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais