Cidadeverde.com

Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor encerra em 08 de maio

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Por Adriana Magalhães, com informações do TSE

Os brasileiros têm até o dia 08 de maio para tirar a primeira via ou regularizar o título de eleitor. Esse ano, o pleito acontece no dia 06 de outubro e os eleitores vão escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 5.568 municípios brasileiros.

A legislação eleitoral fecha o cadastro de eleitores 150 dias antes da data da eleição. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo é necessário para que o órgão possa organizar a votação e distribuir os eleitores nas zonas e secções eleitorais.

Os jovens que completam 16 anos até o dia do pleito podem tirar o título de eleitor nos cartórios eleitorais espalhados pelo Piauí.

Quem não votou e não justificou a ausência nas últimas três eleições também deve procurar um cartório eleitoral para regularizar o seu título de eleitor.

Para conferir a situação do título eleitoral, basta preencher o formulário disponível no Portal do TSE.

Já para solicitar o primeiro título, basta acessar, na área Serviços à direita do site, o link Autoatendimento Eleitoral, em seguida clicar em “Título eleitoral” e depois em “Tire seu título eleitoral” e realizar os procedimentos indicados.

Se houver débitos de eleições anteriores, o eleitor deverá quitá-los antes de fazer o requerimento.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais