Cidadeverde.com

Provida: ambulatório de Prevenção do Suicídio realizou mais de 3 mil atendimentos na capital

Imprimir

Foto: Ascom

O Ambulatório Especializado de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio – ProVida – atendeu, de janeiro a dezembro de 2023, 3.563 pacientes. Um aumento de quase 17% em relação ao ano de 2022, quando 3.059 pacientes foram atendidos. O perfil de atendimento com maior demanda, em 2023, foi de mulheres entre 16 e 29 anos, com ensino médio completo.

O ambulatório Provida funciona atendendo pessoas com ideação suicida na rua Álvaro Mendes 1557, região central de Teresina de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 14h às 17h.A equipe é composta por psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais

A modalidade de tratamento adotada pelo Provida é o de psicoterapia de crise, que consiste numa intervenção emergencial de curto prazo, com duração média de seis a oito semanas, com objetivo de reduzir a perturbação mental e, consequentemente, o risco de suicídio, requerendo um atendimento especializado.

“Após a cessação da crise, o paciente é encaminhado para continuidade no serviço mais adequado na rede de saúde mental, por meio dos Caps e dos ambulatórios de saúde mental”, explica Thiago Pires, coordenador do ProVida.

Para atender a comunidade na área da atenção psicossocial, funcionam em Teresina sete Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), o serviço Residencial Terapêutico e o ambulatório ProVida (atendimento para quem tem ideação suicida).

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais