Cidadeverde.com

Especialista alerta para viroses em filhotes de cachorros no período chuvoso

Imprimir

Fotos: Ascom Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU-UFPI) chama a atenção de tutores para viroses que podem afetar o sistema digestivo de filhotes de cães no período chuvoso. São entre os meses de dezembro e fevereiro que o número de atendimentos no HVU-UFPI aumenta por ser o período de maior intensidade de precipitações.

As viroses podem ser transmitidas pelo contato direto de animais doentes, mas também é possível a transmissão através do ambiente e de objetos contaminados, como calçados, roupas ou brinquedos.

Em caso de infecção, o filhote apresenta alguns sintomas, como explica o médico veterinário do HVU-UFPI, Dr. Sávio Martins. “Os animais podem apresentar como sintomas da doença a falta de apetite, vômitos, diarréia e uma tristeza intensa”, informa o médico.

As viroses podem afetar principalmente cães filhotes e jovens de até um ano que não receberam as vacinas iniciais, conhecidas como V8, V10 ou Polivalente. Ambas as vacinas podem ser administradas a partir das 6 semanas de idade do cachorro, sendo necessário um intervalo de duas a quatro semanas entre as doses até que o animal atinja 16 semanas. Após esse período, é recomendável uma injeção anual única para reforçar a imunização.

O veterinário do HVU-UFPI, Dr. Sávio Martins, faz recomendações para que os animais evitem contrair as viroses. “É importante realizar a vacinação inicial desses filhotes, evitar aglomerações e passeios até a conclusão do protocolo vacinal”, aconselha o veterinário.

ATENDIMENTO

O Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU-UFPI) está localizado no Centro de Ciências Agrárias (CCA) no Campus Ministro Petrônio Portela, zona leste de Teresina.

O agendamento da consulta clínica é de acordo com as vagas disponíveis para a semana e ocorre todas as segundas na recepção do HVU-UFPI (Presencialmente). O atendimento de triagem, para avaliação de casos urgentes e emergenciais, ocorre das 8:00 hrs ás 16:00 hrs.  É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência atualizado antes da realização de consultas e internação no HVU-UFPI.

Para a segurança dos demais tutores e dos pacientes, o uso de focinheira é obrigatório para cães acima de 15kg (porte médio) e cães não sociáveis.

Por decreto municipal é obrigatório o uso de máscaras dentro da unidade pelos tutores e funcionários como forma de prevenção a COVID-19.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais