Cidadeverde.com

"Reajuste salarial das categorias será linear e superior a inflação", garante governador

Imprimir

Foto; Rafael Fonteles/Cidadeverde.com

Por Yala Sena e Breno Moreno

O governador Rafael Fonteles (PT) confirmou nesta segunda-feira (15), durante entrevista ao vivo na TV Cidade Verde, que o governo dará reajuste salarial linear para o funcionalismo público e acima da inflação.

“No dia 18 (quinta-feira) terá uma mesa de negociação com os servidores. Equipe do governo se reunindo com todos os sindicatos do estado para ouvi-los e tomar a decisão do que é possível atende. Será um reajuste linear para todas as categorias do estado e será superior ao índice inflacionário”, disse o governador. 

Nesta segunda-feira (15), Rafael Fonteles anunciou que irá aplicar um reajuste superior ao do Piso Nacional do Magistério para os professores da rede estadual do Piauí. 

O governador avaliou também como positivo o ano de 2023, apesar das dificuldades financeiras. Hoje, ele reúne equipe de primeiro escalão para avaliação do governo. É a primeira reunião de secretariado de 2024.

Escola por tempo integral

De acordo com o governador, o estado vai ampliar para 351 escolas com tempo integral. A partir deste ano, mais de 71 mil estudantes serão atendidos com escola por tempo integral. Ele disse que fará concurso público e novas contratações no setor da educação. 

“Alunos estudando 9 horas por dia aprendendo mais e uma profissão, já que terá curso técnico dentro da grade curricular”.

Haddad tem dado show de gestão, diz governador

Para o governador, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad tem “dado um show de gestão e o Brasil está colhendo bons resultados econômicos”. Ele citou a geração de emprego, o crescimento do PIB, queda de juros e da inflação. 

“O presidente Lula e o ministro Haddad tem acertado”. Negociação com o Congresso, setores econômicos não é fácil, mas tem que andar na linha de equilibrar as contas sem aumentar a alíquota e diminuindo alguns gastos tributários e incentivos que não podem ser eternos”.  

Durante entrevista, ele defendeu que Lula criasse o Ministério da Segurança Pública para separar o da Justiça. Segundo o governador isso favoreceria ações contra a criminalidade. 

Desempenho das pastas

Segundo o governador, as duas áreas que alcançaram grande desempenho no primeiro ano de gestão foram a educação e a segurança pública. Em sua avaliação, esse resultado é consequência direta das ações executadas ao longo do período nas pastas consideradas prioritárias para o Governo do Estado. 

"Esse vetor da escola de tempo integral, com educação profissional e técnica, é algo que esta se consolidando. E essa repressão a criminalidade, com investimentos no aumento do efetivo, dos equipamentos, integração entre as forças policiais e também integração com poder judiciário é algo perceptível", citou Fonteles. 

Prioridade para 2024

Além de manter o ritmo dos investimentos e ações do primeiro ano de governo, Rafael Fonteles frisou que pretende ampliar ainda mais o trabalho feito em outras áreas. Na saúde, por exemplo, o governador garantiu uma série de inaugurações para fortalecer a assistência hospitalar, sobretudo no interior do estado. 

"Vamos avançar muito esse ano na área da saúde, que já avançou muito nesse ultimo ano, mas teremos hospitais, sobretudo no interior do estado, com altíssima qualidade, hospitais de pequeno porte e hospitais regionais como é o caso de Picos, Floriano e Parnaíba. Precisamos avançar muito", frisou o gestor. 

Geração de emprego

Durante a entrevista, o governador afirmou que o estado bateu o recorde na geração de emprego com carteira assinada no ano passado. “O Piauí foi um dos estados da federação que mais gerou emprego. O número não foi fechado, mas certamente será superior a 23 mil empregos carteiras assinadas geradas em um ano”, disse.

Nas contas de Rafael Fonteles, esse número ultrapassa os 30 mil quando consideradas as oportunidades de trabalho proporcionadas pela iniciativa pública, através dos concursos, bem como pelo número de pessoas que saíram da informalidade 

“São mais de 30 mil oportunidades de trabalho e renda que foram geradas, daquela nossa meta de 80 mil. Não é uma meta de secretaria, são de várias, porque isso tem a ver com obras públicas, infraestrutura e atração de investimentos. Cada vez mais é uma temática que  quero focar, porque a melhor política social é a do emprego”, enfatizou o governador. 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais