Cidadeverde.com

Peso excessivo da mochila pode trazer danos a coluna

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com/picos

Ano letivo por iniciar e a preocupação dos pais surge com a compra do material escolar, da mochila. O peso excessivo deste acessório e seu uso incorreto pode trazer danos a coluna. O fisioterapeuta, Nathan Cavalcante, dá dicas para reverter esta situação de risco a saúde. 

“Uma das estratégias utilizadas é a prevenção. Quando a gente previne algo retarda ou as vezes nem acontece com a gente. É preciso ficar atento ao peso da mochila, uso incorreto. A mochila precisa ser utilizada de forma correta, tamanho correto, quantidade de peso correta.Todas essas instruções passadas de forma correta pra mãe quando for adquirir a mochila, o material escolar é de grande importância”, disse o fisioterapeuta. 

Nathan Cavalcante ainda reforça que na hora de comprar a mochila é preciso ter atenção ao peso. Um cálculo simples pode ajudar os pais, em que o peso do acessório escolar deve ser 10% equivalente ao valor corporal da pessoa. Outra dica importante é que a mochila seja sempre usada nas duas alças e não apenas em uma. 

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 85% das crianças e adolescentes que fazem uso incorreto da mochila acabam desenvolvendo dores e poderão ser acometidas por desvios estruturais.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais