Cidadeverde.com

Piauiense nota 1000 em redação percorria 23 km para estudar e passou a ler clássicos para o Enem

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Yala Sena

Percorrendo mais de 23 km da zona rural de Teresina para o bairro Ininga, na zona urbana da capital piauiense, a estudante Millena Martins Bacelar, 19 anos, acordava 5 horas da manhã para estudar e tentar passar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O esforço foi recompensado! A piauiense foi uma dos seis estudantes nota 1000 na redação no estado. Ela contou ao Cidadeverde.com que estudava cerca de 10 horas, em casa e no curso pré-vestibular.

Ela revelou que a leitura do escritor e jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein a ajudou a melhorar seu vocabulário. Millena é moradora do povoado São Vicente e estudou na escola filantrópica Santo Afonso, no Ensino Médio. Nos últimos dois anos fez pré-vestibular no Equação Certa. 

Ela disse que não acreditou quando descobriu que era uma das alunas nota 1000 na redação.

"Chorei, gritei! Uma felicidade enorme que não consigo descrever. Era um sonho, mas foi uma surpresa. Não esperava fechar a prova. Me assustei, pra ser bem sincera. O texto da redação era bem extenso, mas um tema bastante necessário. A mulher hoje é mal remunerada", disse a estudante. 

Ela contou que fez a prova fez em 1 hora e 15 minutos. "Usei duas linhas: a de que a mulher é mal remunerada para um trabalho exaustivo e  falta de política públicas para dar visibilidade a esse trabalho", disse a estudante.

Millena obteve 742,38 na nota geral do Enem e quer cursar medicina em uma universidade do Rio de Janeiro. 

A estudante  tinha uma loja virtual para ajudar nas despesas, mas teve que parar para o Enem. Acompanhada da mãe, ela contou ainda que praticava muito texto dissertativo e argumentativo e passou a ler clássicos. Entre os autores, Millena citou Manuel Bandeira e a obra  “Vou-me embora pra Pasárgada”. 

“Então desenvolvi a habilidade de ler e escrever alguns textos, justamente para ter um repertório para os mais variados temas”.  

Para ter uma boa nota da redação, ela passou a desenvolver uma rotina puxada. “Eu saia de casa 5h da manhã para o pré-vestibular. Ao meio dia termina as aulas e ia de para casa de ônibus e chegava por volta das 14h. Ás 3h, 4h voltava a estudar e ficava até 9h da noite”.

 


Orientação para os estudantes

Millena recomendou  ler e treinar bastante a escrita as pessoas que querem tirar nota boa na redação.  

“Redação é treino, é treinar muito. Não desistir quando você não consegue um resultado satisfatório, corrigi os textos, vê onde você está errando e sempre recorrer aos professores”. 

Sobre o tema da redação sobre desigualdade de gênero, Millena disse que é um assunto necessário para atualidade.  

“Tema importante e necessário, muitas vezes é invisibilizado que não é dado a devida importância ao papel da mulher. É extremamente um tema pertinente e muito bom discutir sobre isso”

O professor de Redação, Sammuel Souza, que acompanhou Millena, destacou a dedicação da estudante. Ele disse que o tema é “pertinente e necessário”. Sammuel elogiou a atuação dos alunos do Piauí.

“Proporcionalmente aos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, o Piauí obteve um resultado excelente. O que tem que ressaltar é que nós do Piauí somos grandiosos, porque é um resultado expressivo e mostra que a educação do Piauí é de excelência”. 

Sammuel já ajudou três estudantes do Piauí a obterem nota mil na redação. Ele conta que faz questão de fazer a prova do Enem, no dia do exame, para ajuda-los durante o ano. 

 

Leia também:

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais