Cidadeverde.com

Iaspi e hospitais do Grupo Pátria tentam novo acordo; atendimentos de urgência continuam

Imprimir

Foto: Arquivo / Cidadeverde.com

Por Roberto Araujo

Está marcada para esta quinta-feira (18) uma reunião entre os representantes do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi) e do Grupo Pátria, que congrega os hospitais Prontomed adulto e infantil, Hospital Santa Maria e Hospital São Pedro para redefinir a decisão de suspender os atendimentos de urgência e emergência aos usuários do Iaspi Saúde. 

O Iaspi informou no último fim de semana que o Grupo Pátria havia emitido uma nota avisando que iria suspender os atendimentos de urgência e emergência aos usuários do Iaspi Saúde. Segundo o Iaspi, o grupo exigiu um reajuste linear no valor de 55,7% em todos os serviços prestados. O Instituto informou que estudou a exigência, levando inclusive, para deliberação do Conselho Fiscal Deliberativo do Instituto, mas não foi possível atender.

O grupo Med Imagem disse, em nota, que vem alertando o Iaspi sobre os riscos de suspensão dos atendimentos e que está marcada uma nova reunião com o órgão. O grupo disse, ainda, que os atendimentos estão mantidos até que haja a reunião de negociação (Veja nota na íntegra ao final da reportagem). A diretora-geral do Iaspi, Daniela Aita, confirmou ao Cidadeverde.com que a conversa está marcada a pedido do grupo Med Imagem.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

"Nós agendamos uma reunião a pedido do grupo Med Imagem para quinta-feira para retomar as negociações buscando um acordo com relação ao pedido de reajuste que eles solicitaram exigindo na margem de 55,7% em todos os serviços de saúde. Com esta nota, eles informaram a decisão de interromper o atendimento de urgência a partir de segunda-feira. Então nós estamos aguardando essa nova oportunidade de negociar tendo em vista que o percentual solicitado é impossível de se conceder", disse.

Veja nota completa do grupo Med Imagem

O Grupo Med Imagem esclarece que vem tentando contato com os mantenedores do IASPI há cerca de seis meses, com diversos ofícios enviados, e alertando para o risco de suspensão dos atendimentos aos credenciados do IASPI.

Importante ressaltar que nos últimos 10 anos, o Grupo Med Imagem teve reajuste nos seus serviços de 7%, enquanto outros índices como o IPCA, por exemplo, subiram quase 70% no período.

O Grupo Med Imagem informa, ainda, que uma nova reunião entre as partes está agendada para essa semana e até lá, todos os atendimentos serão mantidos nas unidades.


Leia mais: Sem acordo, Prontomed e Santa Maria deixarão de atender urgência e emergência pelo Iaspi

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais