Cidadeverde.com

Cânions do Viana podem ser interditados devido ao aumento de degradação provocada pelos visitantes

Imprimir

Foto: Paulo Barros 

 

Por Yala Sena

O monumento Cânions do Viana, um dos mais belos pontos turísticos do município de Bom Jesus, pode ser interditado, devidos a ação dos visitantes. Os paredões estão sendo pichados e sofrendo a ação de vândalos acelerando a degradação das rochas. 

A região que recebe visitas do Brasil inteiro e é um dos cenários cinematográficos, que ganhou destaque nacional com a visita de turistas e a divulgação do youtuber Whindersson Nunes, mostrando sua terra natal. 

A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Ana Simoa Neta, disse que a degradação vem aumentando e a Prefeitura estuda interditar a área para definir punições mais severas.

“São diversas pichações nos paredões que está havendo um desgaste natural muito forte. Por isso, estamos estudando interditar a região enquanto se define regras mais enérgicas”, disse a secretária. 

São diversas pichações com nomes dos visitantes, desenho de  corações, iniciais da pessoa e inscrições para registrar que estiveram nos Cânions. 

Um dos trechos com maior desgaste natural é o da fazenda Bela Vista, que é ponto de parada dos visitantes e tem um açude.

A secretária também alertou aos trilheiros e os organizadores de rally que só podem fazer percursos nos Cânions do Viana com autorização da Secretaria Municipal de Turismo para evitar a degradação. 

Ana Simoa disse ainda que existe lei municipal com punições, mas os visitantes não estão respeitando.

“Pode haver prisão se for flagrado alguém fazendo pichações, além de aplicação de multas”. 

Foto arquivo pessoal

Guia turística Márcia Calisto 

Precisa de fiscalização, diz guia

Uma das guias turistas para o Cânions do Viana, Márcia Calisto, adverte que essas degradações não é recente e só está se agravando com o passar dos anos. 

Ela disse que a prefeitura precisa fiscalizar a área, colocar guaritas e ter equipes para fazer a limpeza dos pontos turísticos e organizar as placas de orientações.

“Muitas pessoas que fazem essas pichações nem tem ideia que é crime. É preciso fazer uma campanha de conscientização para a população do entorno e dos visitantes e reuniões com as comunidades para esclarecer sobre a necessidade de preservações dos paredões”, disse 

Paraiso geológico

Os cânions de Viana são formações rochosas de tons vermelhos, laranjas e cinzas, resultado de milhões de anos de erosão de um rio. O passeio percorre uma distância de quase 50 km. Os cânions do Piauí estão localizados em Bom Jesus, município no sul do Piauí, a cerca de 610 km da capital Teresina. Não há água pelos desfiladeiros dos cânions do Viana, o que o torna singular e única. 

O lugar tem um ar místico também e a lenda é de que no passado os indígenas abriram caminhos pelos paredões, na tentativa de fugir da seca e foram para o Vale da Gurgueia.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais