Cidadeverde.com

Celular Seguro: app registrou 12 mil alertas de bloqueio em apenas um mês de funcionamento

Imprimir

O aplicativo Celular Seguro, criado pelo governo federal, registrou 12.649 mil alertas de bloqueio em um mês de funcionamento. Ao todo, 1.237 milhões de pessoas se cadastraram na plataforma, que facilita o bloqueio dos aparelhos em casos de roubo, furto ou perda.

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, o Brasil teve em média 2 roubos ou furtos de celulares por minuto. Em 30 dias de funcionamento, a maioria das ocorrências do Celular Seguro foram por roubo — um total de 5.000.

A partir de 9 de fevereiro, as operadoras de telefonia também vão bloquear a linha telefônica e o acesso aos dados de internet.

Apesar disso, o especialista em cibersegurança, Alberto Leite, diz que a iniciativa governamental é boa, mas precisa ser mais ágil.

"O sistema de governo não é imediato. Não é que você aciona e imediatamente a plataforma faz o bloqueio. Tem um lag, um delay. Nesse período, as contas bancárias já podem ter sido acessadas", apontou.

O subsecretário de tecnologia da Informação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ney Barros, explica que o governo faz somente a comunicação. O tempo de bloqueio é das empresas de telefonia e bancos parceiros.

"Pode ser de 30 minutos a 24 horas. O prazo máximo e de 24 horas. Entendemos que a velocidade da comunicação é importante para que você tenha os resultados que precisa. Mas, para o aparelho, 24 horas é muito razoável", afirmou.

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais