Cidadeverde.com

Desembargadores escolhem Sebastião Ribeiro Martins como presidente do TRE-PI

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2024-01-22_at_12_18_58.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-01-22_at_12_18_57.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-01-22_at_12_18_57_(1).jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2024-01-22_at_12_18_54.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com

Por Paula Sampaio 

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins foi eleitor, por aclamação, como novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) e comandará o órgão no período das eleições municipais de 2024. 

O vice será o desembargador Ricardo Gentil Dantas.

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins, em entrevista ao Cidadeverde.com, fez uma fala com visão centrada na eficiência operacional e transparência no processo eleitoral. Em suas primeiras declarações após a eleição, o desembargador destacou a importância da responsabilidade que acompanha a liderança do TRE e delineou seus objetivos para o mandato.

“É uma eleição mais acirrada do que a eleição estadual. Nós temos 224 municípios no estado do Piauí e o tribunal tem uma equipe administrativa muito bem preparada. Serão utilizadas nessas eleições mais de 10 mil urnas eletrônicas, dentre as quais 80% dessas urnas são urnas mais modernas com nova tecnologia. Para você ter ideia, essas urnas são 18 vezes mais  rápidas e mais seguras do que aquelas urnas fabricadas até 2015”, disse. 

Sebastião Martins ressaltou a relevância do TRE na promoção da democracia e na condução de eleições livres e justas. Ele pontuou que a disseminação de fake news, bem como o uso irregular de Inteligência Artificial será rigorosamente fiscalizada. 

“Essas falsas notícias podem desarticular, podem prejudicar um determinado candidato, então, a justiça eleitoral tem um papel importante presidir as eleições e assegurar a vontade da maioria. É o princípio da soberania popular. Se determinado órgão de imprensa ou algum candidato faz fake news, poderá desequilibrar o pleito municipal. Nesse ponto, a justiça eleitoral vai ser rigorosa para que haja um certo equilíbrio, então é evitar a proliferação de fake news”, disse.

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Erivan Lopes destaca desafios 

O atual presidente do TRE-PI, Erivan Lopes, destacou o principal desafio frente as eleições e também a principal conquista. Para ele, a principal tarefa foi a atuação contra a realização de propaganda negativa nas eleições estaduais. Já o feito foi título de excelência concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) 

“Eu diria que o principal desafio em frente ao TRE nas eleições estaduais foi a questão da propaganda negativa. Os candidatos, ao invés de aproveitar o horário eleitoral, é essa a oportunidade para fazer uma campanha propositiva, eles trabalharam muito mais denegrindo a imagem. Nós aplicamos multa, tiramos o canal da web do ar e tudo isso foi, então para mim, esse foi o maior desafio. E a maior conquista, evidentemente, que foi esse reconhecimento pelo CNJ da excelência da prestação institucional feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí”, disse.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais