Cidadeverde.com

Jurista Fides Angélica é a 1ª mulher a presidir a Academia Piauiense de Letras

Imprimir
  • apl_1.jpg Fotos: Jairo Moura
  • apl_2.jpg Fotos: Jairo Moura
  • apl_3.jpg Fotos: Jairo Moura
  • apl_4.jpg Fotos: Jairo Moura
  • apl_5.jpg Fotos: Jairo Moura
  • apl_6.jpg Fotos: Jairo Moura
  • apl_7.jpg Fotos: Jairo Moura
  • apl_8.jpg Fotos: Jairo Moura
  • apl_9.jpg Fotos: Jairo Moura
  • apl_10.jpg Fotos: Jairo Moura
  • apl_11.jpg Fotos: Jairo Moura

A posse de Fides Angélica na presidência da Academia Piauiense de Letras (APL) foi realizada na noite desta quarta-feira (24) no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, no Centro-Sul de Teresina.

O evento foi prestigiado por acadêmicos, escritores, advogados e autoridades políticas do município e do estado. Os convidados destacaram o momento como um marco na história da Academia, que tem 106 anos de fundação e pela primeira vez será presidida por uma mulher.

“Do ponto de vista da Academia, é a primeira mulher que assume essa condição e nós sabemos que isso já aconteceu na Academia Brasileira de Letras, mas a nossa Academia, que foi pioneira na presença feminina, ainda não tinha colocado a mulher na sua presidência. Do ponto de vista da vida da Dra. Fides, eu acho também que é um momento de coroação, uma mulher que tem tido desempenho na vida pública extraordinário como profissional e como presença nas instituições no campo do direito, no campo jurídico, no campo administrativo e agora nas letras”, disse a acadêmica da APL, Teresinha Queiroz.

“É realmente um momento importante, significativo, não só para a Academia Piauiense de Letras, mas para o Piauí e todas aquelas pessoas que amam as letras porque é uma diretoria nova e temos a Dra. Fides Angélica como presidente da Academia. Nós precisamos voltar o nosso olhar para a grandeza da mulher nesse país porque nós somos excessivamente machistas e nós precisamos dar uma reviravolta nisso”, acrescentou o padre Tony Batista, acadêmico da APL.

“Renomada jurista, uma mulher que já comandou a OAB, veio agora então dar essa força à nossa Academia. É um momento da mulher, da mulher dirigente”, pontuou o acadêmico Itamar Costa.

Fides Angélica é a 18ª acadêmica a assumir a presidência da APL. Anteriormente, ela exercia a função de secretária-geral na gestão do agora ex-presidente Zózimo Tavares.

“A professora Fides Angélica está em nossa academia há 30 anos, porém é a primeira vez que ela se candidata e foi eleita com uma votação consagradora para conduzir os destinos da academia, e assim tem sido a história”, ressaltou o ex-presidente da APL, Zózimo Tavares.

O governador Rafael Fonteles também participou do evento e evidenciou o significado da posse. “O povo precisa de autoestima elevada para produzir mais e melhor e acreditar mais nos seus sonhos e sonhar de forma mais elevada e para isso acontecer a gente tem que reverenciar a nossa literatura, a nossa arte, a nossa cultura e a nossa história e por isso a nossa Academia Piauiense de Letras tem um papel muito relevante nesse sentido. Então estamos aqui de mãos dadas nessa missão de resgatar, fortalecer, de enaltecer a arte, a cultura, literatura e história do Piauí”, destacou o gestor.

Fides Angélica Ommati nasceu em Floriano, em 1945, mas ainda criança veio para Teresina com a família onde iniciou os seus estudos e se formou. É procuradora aposentada do Estado, conselheira e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí e professora catedrática da Universidade Federal do Piauí. A nova presidente ingressou na academia em 1994, ocupando a Cadeira de nº 40, que tem como patrono o poeta Mário Faustino.

“Toda a história da mulher dentro da Academia, toda a história da mulher na cultura do Piauí eu acho que tem muito a ver com essa minha presença. Afinal de contas nós temos uma Academia fundada em 1917 e só agora em 2024 uma mulher mais presidir, nós tivemos 106 de masculina e isso me traz alegria, me traz emoção, gratidão aos meus colegas pela confiança que me depositaram, mas também a consciência de que vou ter uma grande responsabilidade de corresponder porque eu sei que vão ficar os olhos postos na presidência feminina”, pontuou a nova presidente.

 

Da Redação (Com informações Francisco José - TV Cidade Verde) 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais