Cidadeverde.com

Piauí tem 60 mil eleitores com alguma irregularidade no título de eleitor, afirma TRE-PI

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Por Rebeca Lima 

Cerca de 60 mil eleitores do Piauí estão com alguma irregularidade no título de eleitor e, por isso, com o documento cancelado, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eleitoras e eleitores têm até 8 de maio, menos de quatro meses, para regularizar sua situação com a Justiça eleitoral ou para tirar a primeira via do título.

O chefe de orientação às zonas eleitorais do TRE-PI, Hugo Leonardo, explica o que é necessário para regularizar a situação.

“Para regularizar, é muito simples. Ele primeiro paga as multas em relação a essas eleições que ele deixou de votar. Para pagar multa hoje em dia, ele não precisa nem ir até o cartório. Ele pode acessar o site do TRE-PI ou ir no aplicativo E-título, gerar essa multa e pagar o boleto ou então até por Pix. Uma vez pago, se ele tiver biometria coletada, pode fazer o requerimento também pela internet e não vai precisar ir ao cartório”, explica.

Veja os motivos para o cancelamento do título de eleitor:

  • Não comparecer às urnas eletrônicas.
  • Não pagar multa eleitoral ou não justificar a ausência por três eleições consecutivas.
  • Falecimento.
  • Não comprovar o domicílio em processo de revisão de eleitorado ou determinação de autoridade judiciária.

Já para os eleitores que não possuem a biometria coletada, é necessário que eles compareçam ao cartório eleitoral.

"Agora aqueles eleitores que ainda não têm biometria coletada, sobretudo aqueles eleitores jovens que vão fazer o primeiro título, portanto não têm essa biometria, precisam comparecer no cartório eleitoral para fazer a coleta da biometria. E importante, se ele começar o atendimento na internet, tem o prazo de até 30 dias para comparecer ao cartório. Se em 30 dias não comparecer, o requerimento é indeferido”, acrescenta Hugo Leonardo.

E para quem irá emitir o título de eleitor pela primeira vez, Hugo Leonardo explica o processo e os documentos necessários.

“A partir dos 15 anos, o eleitor já pode solicitar o seu título de eleitor, então não precisa esperar completar 16 anos, mas só vai conseguir votar depois de completar os 16 anos. Para isso, é muito simples. Precisa levar um documento de identificação e um comprovante de residência. Se for pela internet, além desses documentos, também precisar tirar uma selfie segurando esse documento de identificação com foto do lado do rosto”, pontua.

Biometria

Fonte: Justiça Eleitoral 

Um levantamento do cadastramento biométrico da Justiça Eleitoral de dezembro de 2023 aponta ainda que o Piauí é um dos estados, junto com Sergipe, com mais biometrias coletadas do país, com 93,89%.

“A biometria confere maior segurança ao processo eleitoral, então facilita a identificação desse eleitor e o Piauí hoje tem 94% do seu eleitorado biometrizado, um índice entre os maiores do país”, destacou o chefe de orientação às zonas eleitorais do TRE-PI.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais