Cidadeverde.com

Novas regras de vacinação contra a Covid-19 começam a valer em Teresina

Imprimir

Por Rebeca Lima (Com informações da FMS) 

Começam a valer a partir desta segunda-feira (29) em Teresina as novas regras do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a Covid-19. Dentre as mudanças, estão a incorporação do esquema na vacina de rotina infantil e a obrigatoriedade de novas doses de reforço apenas para grupos prioritários.

“Para o ano de 2024, o Ministério da Saúde estabeleceu algumas mudanças e, entre as principais, foi estabelecida a vacinação de rotina para Covid-19 para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Além disso, foram estabelecidos alguns grupos prioritários para receber essa dose no ano de 2024 e nos anos subsequentes, e alguns grupos que recebem a dose duas vezes no ano, que são de seis e seis meses. Além disso, foi vista a não necessidade de dose de reforço para a população geral, que é a população que não se enquadra nos grupos prioritários, entre cinco e 59 anos de idade”, destacou a enfermeira do setor de vacinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Camila Bezerra.

De acordo com a nova orientação do Ministério da Saúde, a partir de agora, o imunizante passa a integrar o calendário de rotina de todas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que receberão três doses.

O documento estabelece ainda os grupos que seguem recebendo reforços periódicos da vacina:

  • Pessoas com 60 anos ou mais,;
  • Imunocomprometidos;
  • Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Gestantes e puérperas;
  • Indígenas;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Pessoas privadas de liberdade;
  • Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

Para os idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, a recomendação é um reforço a cada seis meses. Já os demais grupos devem tomar uma dose anual.

A FMS informou que irá contemplar esses grupos de acordo com a disponibilidade de doses e capacidade logística. “No momento, estamos imunizando idosos, pessoas imunocomprometidas e, a partir de segunda-feira (29), os trabalhadores da saúde. À medida que recebermos novas doses, iremos ampliar para os demais grupos prioritários”, orienta a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias.

Já o grupo de pessoas entre 5 e 59 anos que não estão nos grupos prioritários, pela nova orientação do PNI, não tem mais a recomendação de tomar novas doses de reforço rotineiramente, sendo considerado imunizado com as duas doses do esquema primário.

“Até o ano passado, a população geral, os adultos recebiam doses de reforço, bem como as crianças também de cinco a 11 anos. Com essas novas regras do Ministério da Saúde, não existe mais essa necessidade de dose de reforço para essa população, visto que é uma população que não tem uma vulnerabilidade maior em relação à doença. Além disso, nós alcançamos boas coberturas vacinais para essa população”, reforçou Camila Bezerra.

Vacinação

A vacina contra a Covid-19 está disponível de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Teresina Shopping. O horário de funcionamento do shopping é das 10h às 20h, e nas UBS, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No momento da vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacina, CPF ou cartão do SUS e um documento que comprove que a pessoa faz parte dos grupos prioritários.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais