Cidadeverde.com

Embaixador pede apoio à Prefeitura para Semana Cultural Japonesa em Teresina

Imprimir
  • 1.jpeg Paula Sampaio/ cidadeverde.com
  • 2.jpeg Paula Sampaio/ cidadeverde.com
  • 3.jpeg Paula Sampaio/ cidadeverde.com
  • 4.jpeg Paula Sampaio/ cidadeverde.com
  • 5.jpeg Paula Sampaio/ cidadeverde.com
  • 6.jpeg Paula Sampaio/ cidadeverde.com

Por Paula Sampaio 

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), recebeu na manhã desta terça-feira (30) uma visita da comitiva da Embaixada do Japão no Brasil. Na fala em que fez, durante solenidade no Palácio da Cidade, o Teiji Hayashi, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil, pediu o apoio do chefe do executivo para retomar atividades da Semana Cultural Japonesa na capital. 

“Ontem falamos sobre a possibilidade de retomar ou reimpulsar as atividades culturais aqui em Teresiana. Devido à pandemia da Covid, várias atividades culturais linguísticas foram suspendidas. Mas, agora, depois da pandemia, por exemplo, queremos reorganizar a Semana da Cultural Japonesa aqui em Teresina para divulgar essa nossa tradição, também, partes atrativas aqui na sua cidade. Então, gostaria de contar com seu apoio”, declarou. 

Teiji Hayashi também revelou que a professora de português dele em Brasília é filha de uma teresinense. “Sua mãe nasceu aqui e migrou a Brasília, então, a minha professora da língua portuguesa sempre me contou a beleza e também partes atrativas de Teresina. Então, finalmente eu cumpri essa recomendação da minha professora”, pontuou o embaixador. 

Teiji Hayashi também pontuou sobre uma reunião que teve com o secretário Nouga Cardoso, onde tratou sobre Centro Piauíense da Cultura Japonesa que está sediado no Centro de Formação de Professores do Piauí. “Ontem eu visitei esse Centro da Formação e assinei algo como um memorando com o secretário Nouga Cardoso sobre essa maior cooperação com a Embaixada”, disse. 

Foto: Paula Sampaio/ Cidadeverde.com

Em entrevista ao Cidadeverde.com, Dr. Pessoa avaliou o encontro com a embaixada. Durante a solenidade, ele presenteou os representantes do Japão com uma escultura Mulher Oleira, com barro do Polo Cerâmico do Poty Velho, bem como uma cajuína. Já Teiji Hayashi deu ao prefeito uma garrafa de vinho de arroz, feio no Japão. 

“Foi especificamente para a parte cultural, parte de conhecimento recheado de cultura. Lógico que nós mostramos algumas coisas da administração sempre em equilíbrio com a mãe natureza, a natureza econômica e o social, essa é a nossa visão de mundo e foi uma boa conversa, uma boa apresentação para o japonês, o que nós desejamos, um país de Primeiro Mundo, para fazer essa conexão aqui no Brasil, especificamente aqui dentro da Teresina”, declarou.

Veja também:

Patrulha inteligente 

Ainda em reunião com o prefeito o embaixador apresentou uma empresas japonesas de inteligência artificial que são usadas para patrulhamento e prevenção de crimes. A tecnologia, segundo Teiji Hayashi, é capaz de prever com eficiência locais prováveis para ocorrência de crimes e infrações. 

“Pode colocar, por exemplo, polícias nessa área no momento preciso. E no caso deste projeto em Belo Horizonte, o roubo de cobre reduziu com 70%. Com o mesmo orçamento da Polícia Militar, também as pessoas de policia. Então, se tem interesse nessas coisas, podemos também apresentar as empresas japonesas para melhorar sua administração da cidade, inclusive no setor de segurança”, declarou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais