Cidadeverde.com

Período chuvoso segue irregular no Piauí com chuvas 'ligeiramente' acima da média em fevereiro

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Breno Moreno

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Piauí deve manter a média de chuvas dentro ou ligeiramente acima da média prevista para o mês de fevereiro. A tendência aponta que municípios da região Sul podem registrar até 75 milímetros de chuvas

Por conta da possibilidade de chuva acima da média, a previsão é que a região do Matopiba (que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) seja beneficiada com a manutenção da umidade no solo e o desenvolvimento das lavouras de primeira safra de grãos. 

Apesar do início do enfraquecimento do fenômeno do El Niño, a previsão meteorológica aponta que os efeitos só deverão ser sentidos no final do ano no estado. Até lá, as cidades piauienses continuarão registrando um período chuvoso irregular e calor intenso durante 2024

“Infelizmente nós só vamos colher os frutos dessa perda de força do El Niño somente no final do ano. A tendência é que as chuvas permaneçam irregulares no Piauí”, destaca Werton Costa, climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec-PI).

O El Niño é um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial. Ele ocorre em intervalos irregulares de cinco a sete anos e tem duração média que varia entre um ano a um ano e meio, com início nos últimos meses do ano.

Segundo a MetSul, a análise dos dados semanais de anomalia de temperatura da superfície do mar combinados com projeções de modelos numéricos indica com alto grau de probabilidade que o pico do evento do fenômeno já foi alcançado e que a partir de agora a tendência é de gradual decaimento.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais