Cidadeverde.com

Piauí tem previsão de chuvas volumosas a partir deste domingo; acumulado pode superar 100 mm

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Breno Moreno

O Piauí deve registrar chuvas volumosas com acumulados superiores a 100 milímetros a partir deste domingo (21) até a próxima sexta-feira (26), é que prevê os dados de monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), praticamente toda a Região Nordeste terá registro de chuva volumosa neste período, porém, a previsão é que os volumes mais expressivos ocorram no Piauí, Bahia e Ceará. 

A previsão leva em conta alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão para a região, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a provável formação de um canal de umidade, organizada pela presença de um sistema de baixa pressão.

Imagem: Reprodução/Inmet

"Essa imagem corresponde a um acumulado. O mapa não fala de uma chuva específica, mas de uma tendência que pode ocorrer no período”, ressalta Werton Costa, climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec-PI).

Mesmo com a possibilidade de causar transtornos, o Inmet ressalta que as chuvas intensas também deve mudar o cenário quente e seco registrado nesta semana, especialmente no semiárido, aumentando a umidade no solo e aporte hídrico dos reservatórios de água.

“O volume será crescente. Começa a partir desse final de semana no extremo sul, na segunda-feira ela avança um pouco mais e no decorrer da semana chegará em Teresina, podendo gerar chuvas mais intensas", destaca o climatologista. 

Por fim, Werton Costa explica que as chuvas têm sido mais escassas em Teresina e se concentradas mais ao sul do estado por conta de uma condição geográfica, já que o corredor de umidade entra no estado por aquela região. 

“No mapa todo o colorido está mais ao sul e aparece uma mancha dispersa na região Centro-Norte, próximo a capital. Mas todo o acumulado, de novembro para cá, está concentrado no Sul, e é um fator natural. O El Niño impede a entrada de umidade”, conclui o especialista. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais