Cidadeverde.com

Após fim do recesso legislativo, Alepi e Câmaras marcam início dos trabalhos para próxima semana

Imprimir

Foto: Alepi


Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)

Por Roberto Araujo

Esta quinta-feira (1º) marca o fim do período de recesso parlamentar das câmaras municipais, assembleias legislativas e Congresso Nacional no Brasil. No entanto, por cair numa quinta, a maioria das casas decidiu marcar o início dos trabalhos para a semana que vem.

É na primeira sessão do ano que acontece, em geral, a leitura da mensagem do poder executivo aos parlamentares. Tradicionalmente, o governador vai até a Assembleia Legislativa e os prefeitos vão até as Câmaras para a leitura da mensagem com o teor dos objetivos e principais metas a serem traçadas no decorrer do ano.

Entre as cinco maiores câmaras do Piauí, duas vão iniciar o ano legislativo nesta quinta (1º): a de Parnaíba e a de Floriano. E tem uma que vai deixar para começar os trabalhos depois do Carnaval: a de Piripiri. (Veja calendário no fim da reportagem)

Alepi volta na segunda (5) com presença do governador

Oficialmente, o período de recesso parlamentar da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) é de 23 de dezembro a 1º de fevereiro. Mas neste ano, foi marcada para a próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro, a sessão de abertura do ano legislativo. O governador Rafael Fonteles (PT) deverá comparecer à sessão, fazendo a leitura da Mensagem Anual do Governo.

Também deverão comparecer na solenidade, além dos deputados, os membros dos demais poderes: Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, executivo e legislativo municipal.

Foto: Reprodução


Câmara de Vereadores de Floriano

Nos municípios, tem Câmara que só volta depois do carnaval

O Cidadeverde.com levantou que as cinco maiores câmaras de vereadores do Piauí retomarão seus trabalhos de forma distinta. Em Parnaíba, por exemplo, que é a segunda maior câmara municipal, a abertura do ano legislativo será já nesta quinta (1º), a partir das 18h30, com a previsão da leitura da mensagem do Poder Executivo. A Prefeitura de Parnaíba confirmou que o prefeito Mão Santa (União Brasil) irá comparecer à sessão. 

Os vereadores de Floriano também se reunirão já nesta quinta, em sessão marcada para as 9h, e que contará com a presença do prefeito Antônio Reis Neto (DC), que fará a leitura da mensagem do executivo aos vereadores.

Em Teresina, a Câmara irá retomar os trabalhos no dia 6 de fevereiro, terça-feira, às 8h30. A expectativa é que o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) também compareça. Os parlamentares do município de Picos irão se reunir apenas na próxima quinta-feira (8), às 15h. O prefeito Gil Paraibano (Progressistas) deverá fazer pessoalmente a leitura da mensagem anual.

Foto: Reprodução

Já em Piripiri, os vereadores só irão retornar os trabalhos depois do Carnaval. Está marcada para o dia 15 de fevereiro, quinta-feira após o Carnaval, a sessão de abertura do ano legislativo. Questionado pelo Cidadeverde.com sobre o porquê da escolha da data, o presidente do legislativo municipal, Alan Osório (PT), disse apenas que "é previsto no regimento interno". 

A Câmara de Piripiri, que tem 15 vereadores, se reúne periodicamente nas terças-feiras e também espera contar com a presença da prefeita Jôve Oliveira (PT) para a leitura da mensagem aos parlamentares.

Abertura do Ano Legislativo das maiores Câmaras Municipais em 2024

Floriano 1º/02
Parnaíba 1º/02
Teresina 06/02
Picos 08/02
Piripiri 15/02

 

Congresso Nacional retornará na segunda-feira

Está marcada para a próxima segunda (5) a retomada dos trabalhos no Congresso Nacional, que reúne Câmara e Senado. Segundo informações, o presidente Lula (PT) não deverá comparecer, mas irá enviar uma mensagem aos deputados e senadores.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais