Cidadeverde.com

Inmet tem alerta de chuvas para 130 municípios do Piauí; veja a previsão

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues

O Piauí está em alerta amarelo e laranja com risco de chuvas para 130 municípios nesta quinta-feira (1), informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta segue até sexta-feira (10) quando será emitido um novo boletim.

Segundo o instituto, para 127 cidades o alerta é amarelo e pode chover entre 20 até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. É baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Entre os municípios que serão atingidos estão: Agricolândia, Amarante, Baixa Grande do Ribeiro, Barras, Bom Jesus, Brasileira, Cabeceiras do Piauí, Campo Maior, Cocal de Telha, Domingos Mourão, Esperantina, Floriano, Luís Correia, Luzilândia, Milton Brandão, Monsenhor Gil, Nazária, Pedro II, Pio IX, Piracuruca, Piripiri e Teresina.

Também existem três municípios que estão com alerta laranja para chuvas mais intensas, entre 30 a 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 a 100 km/h. O alerta é para as cidades de Gilbués, Ribeiro Gonçalves e Santa Filomena.

A previsão é de mais chuvas para o estado neste mês de fevereiro. 

“Considerando o prognóstico climático do Inmet para fevereiro de 2024 e seu possível impacto na safra de grãos 2023/24 para as diferentes regiões produtoras, é possível observar que áreas na região do Matopiba (região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) apresentaram aumento na umidade do solo devido ao retorno das chuvas mais regulares nos meses de dezembro/2023 e janeiro/2024, possibilitando o avanço da semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Para fevereiro/2024, a previsão de chuva acima da média irá contribuir para a manutenção da umidade no solo e o desenvolvimento das lavouras de primeira safra. O mesmo cenário é previsto para o Brasil Central”, informou o instituto.

Também estão previstas altas temperaturas neste mês no estado, acima dos 30 °C.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais