Cidadeverde.com

PF prende suspeitos de invadir sistemas federais e vender dados de servidores

Imprimir

Foto: Divulgação/PF

Três acusados de integrarem uma organização criminosa que roubava e vendia dados de bases federais pela internet foram presos nesta quinta-feira (1), pela Polícia Federal (PF). Dois deles, em Campinas (SP), e um, em Caruaru (PE).

O esquema foi alvo da Operação I-Fraude, deflagrada nesta quarta-feira (31). Além dos crimes cibernéticos, os suspeitos são acusados de lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.

"Informações pessoais de milhares de pessoas foram subtraídas e estavam disponíveis para consulta indiscriminada, inclusive por criminosos", informou a PF, no dia da operação.

Os criminosos vendiam os dados via redes sociais, por valores mensais, conforme a quantidade de dados requisitado. Os planos eram de R$ 30,00 mensais.

"Existiam diversos 'planos' de mensalidades, de acordo com o número de consultas realizadas. Tal painel contava com aproximadamente dez mil 'assinantes', com uma média de dez milhões de consultas mensais." Calcula-se que os alvos tenham levantado pelo menos R$ 10 milhões, desde 2010, com o esquema.

Entre os clientes do esquema, a PF identificou integrantes de facções criminosas e de forças de segurança. "Com relação a estes últimos, os criminosos ofereciam o serviço de forma gratuita. No entanto, o servidor precisava enviar, para comprovação de identidade, foto de sua carteira funcional. Dessa forma, os criminosos obtiveram cadastro, com foto, de milhares de servidores da segurança pública e também forneciam esses dados."

 

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais