Cidadeverde.com

Abertura do ano legislativo terá entrega da reforma do plenarinho e mensagem anual do governador

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Acontece nesta segunda-feira (05), a partir das 10h, a programação da abertura do ano legislativo do Piauí com a entrega da obra de reforma do Plenarinho Deputado Prado Júnior. O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva, e os demais deputados receberão o governador Rafael Fonteles e, juntos, farão uma visita às novas instalações do local e, logo depois, se dirigirão ao plenário Waldemar Macedo, onde será aberta a sessão plenária e realizada a leitura da mensagem anual do Poder Executivo.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, Franzé Silva destacou que o Plenarinho Deputado Prado Júnior receberá os trabalhos da Casa durante a reforma do plenário Waldemar Macedo, que tem previsão de 90 dias para ser concluída.

“Nós vamos fazer uma grande intervenção a partir de amanhã aqui no plenário Waldemar Macedo e o funcionamento das sessões passará a acontecer no Plenarinho, que estamos inaugurando hoje. É uma reforma que fizemos, modernizando o Plenarinho e criando condições de funcionamento, inclusive para atender as demandas da sociedade civil que, ali geralmente, faz requisição para poder acontecer reuniões, sessões especiais, especialmente as que são colocadas dentro do contexto da casa, que são as audiências públicas”, pontuou Franzé Silva.

Ainda de acordo com o presidente da Casa, o governador Rafael Fonteles fará um balanço das ações e do trabalho que a gestão realizará este ano, sendo um momento de interações dos poderes Executivo e Legislativo.

“Essa sessão inicial, o governador Rafael Fonteles faz um balanço do ano anterior, mas também sinaliza quais são as diretrizes que o governo do estado vai encaminhar para a Assembleia Legislativa. Então, é um momento que o Executivo vem perante a sociedade e perante aos parlamentares mostrando qual é o rumo que a política que a gestão dará no ano de 2024, um momento que a gente interage”, destacou.

Franzé Silva ressaltou também que as comissões técnicas já serão instaladas nesta semana para apreciar as matérias já protocoladas pelos parlamentares.

“Nós temos aqui uma série de ações para serem discutidas, temos pautas já protocoladas pelos deputados no período do recesso e temos uma gama de matérias que o Executivo está sinalizando encaminhar esta semana. Então, já iniciamos com as comissões técnicas sendo instaladas para fazer essas matérias serem apreciadas na Casa”, acrescentou.

Rafael Fonteles fará a leitura da mensagem anual

O governador Rafael Fonteles faz nesta segunda-feira (05) a leitura da mensagem anual das realizações do Governo do Estado em 2023. O documento será apresentado às 11h, durante a abertura da 2ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Piauí.

Logo depois, o governador se dirige ao plenário Waldemar Macedo, onde será aberta a sessão plenária e realizada a leitura da mensagem anual do Poder Executivo. Rafael Fonteles vai fazer um resumo de seu primeiro ano de governo, destacando, principalmente, os avanços obtidos nas áreas de educação, saúde e segurança, que são as mais demandadas pela população e que foram priorizadas durante a campanha eleitoral de 2022.

Durante sua mensagem, Rafael Fonteles destacará as estratégias de planejamento, atração de investimentos e geração de empregos que fizeram o Piauí avançar no ano que se encerrou. Dentre as principais ações do ano passado, estão o Programa Saúde Digital, a entrega da Nova Maternidade Evangelina Rosa, a redução dos índices de criminalidade e o aumento do efetivo de policiais militares, além da transformação de 104 escolas em regime de tempo integral.

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais