Cidadeverde.com

Infraero solta foguetes para espantar urubus em Teresina

Imprimir
O superintende da Infraero no Piauí, Antônio Herveton Borges Ribeiro, informou durante reunião com várias instituições no aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, que está tendo que lançar rojões e fogos de artificio para espantar urubus e pássaros durante pouso e decolagem de aeronaves.
 

Estavam presentes na reunião, membros da comissão sobre Perigo Aviário em Teresina: Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Infraero, Ibama, Câmara Municipal, Prefeitura de Teresina e de Timon e a Companhia de Polícia Ambiental.

Representando a Câmara, o vereador José Ferreira e do Ministério Público, a curadora do Meio Ambiente, Denise Aguiar.
 

A comissão procura alternativas de como reduzir os incidentes com urubus no aeroporto, que do ano passado até hoje registraram 16. A Infraero comunica aos órgãos competentes a presença de pombos e árvores e também está fazendo um mapeamento dos locais atrativos para pássaros na região Centro e Norte.

O representante da Prefeitura de Timon, Luis Geraldo, disse que por conta da incerteza de onde vai ficar o aeroporto, a prefeitura não tomou uma posição. “Mas, estamos fazendo o remanejamento do lixo e construindo outro aterro”, destacou.
 

Luis Geraldo, da prefeitura de Timon, aterro atual fica há 4 quilômetros do aeroporto

 
Segundo o superintendente, o impacto de uma ave em um avião chega a duas toneladas. “Por isso, estamos soltando rojões de manhã e a tarde para que saiam da linha de frente dos aviões”, acrescentou.
 

Curadora do Meio Ambiente, Denise Aguiar, vai cobrar fiscalização da Prefeitura

A curadora do Meio Ambiente, Denise Aguiar, disse que vai cobrar um trabalho mais efetivo de punição aos proprietários de terrenos baldios e de lixões, por parte da Prefeitura.


Flash de Yala Sena
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: