Cidadeverde.com

Parceria entre Detran e PM deve resultar em até 15 mil testes de bafômetro no Carnaval

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) entregou ao Comando Geral da Polícia Militar (PM-PI), nesta segunda-feira (05), quinze etilômetros e 15 mil bocais para testes de bafômetro, devidamente aferidos, destinados às ações de fiscalização e combate à alcoolemia no período do carnaval.

A atividade integra as estratégias do Pacto pela Redução de Acidentes no Trânsito, lançado pelo Governo Estadual e conduzido pelo Detran, que consiste num trabalho conjunto entre diversas secretarias, órgão federais, municipais e entidades sociais, para mudança dos indicadores que apontam o Piauí como terceiro maior em índice de acidentes no Brasil, sendo o primeiro quando se trata de motociclistas. O objetivo é desenvolver políticas públicas para reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030 no Estado.

O material oficial foi entregue pela diretora-geral do órgão, Luana Barradas, ao comandante-geral da PM, Coronel Scheiwann Lopes; ao coronel Ramos, comandante do Policiamento Estadual de Trânsito; e ao coronel Galvão, diretor do Departamento Geral de Operações da PM-PI. Os kits são compostos, cada, por um etilômetro, impressora, baterias e bicos descartáveis, contidos em maletas.

A diretora-geral destacou que os equipamentos vão qualificar as operações e autuações de infrações no momento das abordagens e da identificação de motoristas sob efeito de álcool, para prevenção de acidentes e de mortes no trânsito. Luana lembrou que a iniciativa faz parte do termo de cooperação técnica (nº 001/2023) firmado pelo Detran com a Polícia Militar para expansão de blitzen educativas e de fiscalização.

“Trata-se do compromisso que o Detran tem com a Polícia Militar e com a população, para fortalecer as ações no período de carnaval, no sentido de promover a paz no trânsito e a redução de acidentes nas nossas estradas, como vem sendo praticado diuturnamente, conforme defendido pelo governador Rafael Fonteles”, disse Luana Barradas.

No ato de recebimento, o comandante-geral da Polícia Militar citou o empenho das forças de segurança, em parceria com o Detran, para repressão de crimes de trânsito e a prevenção de vidas nas ruas e estradas do Piauí.

“Os equipamentos irão fortalecer as ações para que tenhamos um estado de paz, tranquilidade e segurança, sobretudo no trânsito, pois além de evitar acidentes, evitamos a sobrecarga no sistema de saúde, preservando vidas, uma meta das forças de segurança, apoiada pelo Detran-PI”, destacou o coronel Scheiwann Lopes.

Além da parceria para fiscalização de trânsito, o Detran promoverá ações educativas dentro da campanha estadual “Carnaval Massa”, do Governo do Estado. O Órgão lançou o “Bloquinho do Detran”, que percorrerá os principais blocos de rua e estruturas festivas da capital, interior e litoral, nos quatro dias de evento, com atividades e abordagens lúdicas aos foliões.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais