Cidadeverde.com

Dengue: Centro de Zoonoses intensifica fiscalização e acionará Justiça por imóveis fechados

Imprimir
  • 44fe6e5b-44f2-47bd-8eaa-6a7c76a9126d.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 4c64ae9b-3cf4-45f8-bf93-3875663f239a.jpg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 8.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 7.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 6.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 5.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 4.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 3.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 2.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 1.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com

Por Roberto Araujo

Com o aumento de casos de dengue em todo o Brasil, o Centro e Controle de Zoonoses de Teresina está intensificando a fiscalização na capital.

O Cidadeverde.com acompanhou uma vistoria em um imóvel nesta sexta (9) que está fechado há pelo menos três anos no bairro Promorar, zona Sul de Teresina. 

O coordenador do controle de Zoonoses da Zona Sul, Romildo Santos, disse que os vizinhos denunciaram o imóvel fechado e a preocupação com os criadouros do mosquito da dengue. 

“Em uma entrevista de tv, um vizinho denunciou esse imóvel, e o gerente me acionou. Nos procuramos localizar o proprietário desse imóvel, que autorizou abrir para que a gente realizasse a inspeção”, disse. 

Apesar da sujeira e da presença de algumas garrafas plásticas, não foram encontrados focos do mosquito. Uma garrafa com água foi achada no local mas, segundo os agentes, foi de uma chuva recente. O que poderia, nos próximos dias, se tornar um foco de mosquito. 

Uma das donas do imóvel, que não quis ser identificada, relatou que a casa é uma herança compartilhada entre 8 irmãos e que está sem moradores há pelo menos três anos. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Inspeção em imóveis fechados

O Centro de Zoonoses poderá acionar a justiça para adentrar em casas que estão fechadas em Teresina. No entanto, segundo o coordenador, outras medidas são tomadas antes para conseguir entrar, como a busca pelo contato do dono do imóvel com os vizinhos e, em segundo lugar, a busca de cadastros pelo IPTU. 

“A gente tem que se desdobrar porque você tem que tentar através de informações, localizar o dono do imóvel, ou através do cadastro do IPTU, tentar encontrar esse proprietário, entrar em contato pra que ele abra o imóvel pra gente fazer a inspeção, certo? É o que tá acontecendo principalmente nesse imóvel aqui. Só em último caso, entramos na via judicial”, disse. 

Segundo a coordenação, ainda não houve casos em que a foi acionado o Ministério Público para obter a autorização judicial  de adentrar nos imóveis. 

Cerca de 20% de imóveis fechados

Quem bate de porta em porta em busca dos focos dos mosquitos na região do bairro Promorar é o agente de endemias Raimundo José. Ele conta que não costuma ter dificuldade de entrar nas casas. 

“Aqui a gente é muito bem recebido pelos moradores. A gente bate, é difícil a gente encontrar quem recuse, entendeu? O morador recebe a gente muito bem e logo aqui elas estão como as casas são todas germinadas não tem muito assim quintal, os que tem aí são muito pequenos entendeu? Aí raramente a gente encontra assim algum foco”, disse. 

Segundo ele, cerca de 20% dos imóveis que encontra na região do bairro Promorar estão fechados, muitas vezes porque os moradores não estão em casa no horário da visita do agente.

O Centro de Controle de Zoonoses alerta que, apesar de Teresina não registrar índices alarmantes de casos de dengue, o fato de um surto estar atingindo outras regiões do país acende o alerta para que a população não deixe de ser vigilante com focos de água parada.

Para os vizinhos, a preocupação com os imóveis fechados é por não saber se há criatórios ou não do mosquito. O aposentado Francisco dos Santos disse que se preocupa por conta do aumento de casos, e diz que cuida da própria casa.

“É um perigo porque o bicho pode estar aí dentro e sai picando todo mundo por perto, né? Na minha casa eu cuido da caixa d’água, não deixo água parada”, citou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais