Cidadeverde.com

Primeira obra do Orçamento Participativo é entregue na zona Sul de Teresina

Imprimir

Fotos: Gabriel Paulino

A pavimentação asfáltica de 8 mil m² da Rua Rosa Tajra Adad, no Residencial Torquato Neto, na zona Sul de Teresina, foi a primeira obra entregue com recursos do Orçamento Participativo (OPA) 2023/2024 na capital. O novo asfaltamento foi inaugurado pelo governador Rafael Fonteles na manhã desta sexta-feira (09).

O gestor destacou que o OPA é uma experiência premiada nacionalmente, na qual a população, por meio de votação, escolhe as obras ou ações que serão executadas.

“É um marco histórico no que diz respeito à participação popular efetiva. Tivemos 25 mil pessoas votando, cerca de 10% do eleitorado de Teresina e Parnaíba”, afirmou o governador.

Executado pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), com investimentos no valor de R$ 928.313,41, o asfaltamento foi uma reivindicação da Associação Comunitária do Residencial Torquato Neto. Os moradores do bairro votaram para a realização da obra em agosto. Em dezembro, ela entrou para o Orçamento do Estado e agora foi concluída.

O presidente da associação do bairro, Roriz Rodrigues, disse que a pavimentação foi muito bem-vinda, pois melhorou a qualidade de vida da população.

“Era uma via morta, cheia de buracos e mato, e agora está movimentada, o pessoal fazendo caminhada, com direito de ir e vir”, comentou o morador.

Roriz contou que mais de 3.500 moradores do residencial votaram e escolheram três obras no OPA. A pavimentação da rua Rosa Tajra foi apenas a primeira a ser entregue. As outras que serão executadas são a pavimentação asfáltica que liga o Torquato aos Torrões e a construção do Centro de Convivência.

O secretário Washington Bonfim disse que o OPA chegou para ficar e que em breve será lançado o OPA 24/25. “Depois do Carnaval, vamos anunciar a próxima edição e autorizar a execução para outras que serão entregues”, disse o gestor, informando ainda que o Orçamento Popular vai contemplar também as cidades de Picos, Floriano e Piripiri.

O asfaltamento de ruas entregues no bairro Torquato Neto é a primeira inaugurada na capital, dentre as 67 que serão ou já estão sendo executadas em Teresina. No total, o OPA contempla 88 obras, incluindo 21 em Parnaíba, todas escolhidas via voto popular. O orçamento total do programa para este ano é de R$ 55 milhões.

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais