Cidadeverde.com

Agronegócio e energias renováveis alavancam crescimento de cidades no Piauí

Imprimir

Foto: divulgação CCOM

Parque Eólico Lagoa dos Ventos

Além do agronegócio, a chegada de parques de energias renováveis têm alavancado o crescimento de cidades piauienses. Estudo da Secretaria do Planejamento (Seplan), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), listou regiões e municípios do estado, onde o PIB cresceu muito acima da média dos demais, principalmente nos últimos cinco anos, e, consequentemente, se destacaram na geração de empregos. 

O município de Queimada Nova, por exemplo, localizado no sertão do Piauí, a 518 km de Teresina, teve um desempenho impressionante: entre 2020 e 2021, o PIB mais que dobrou, passando de R$ 119 milhões para R$ 253 milhões – alta de 111%. Isso graças à instalação do Parque Lagoa dos Ventos, maior complexo eólico da América do Sul. 

Além de Queimada Nova, o crescimento do PIB dos municípios de Dom Inocêncio (71,1%), Simões (52,5%), Lagoa do Barro (52,1%) e Ilha Grande (49,6%) está relacionado, principalmente, ao avanço dos empreendimentos de energias renováveis (eólica e solar).

O levantamento do IBGE mostra que, dos 10 municípios piauienses que mais registraram crescimento no PIB, entre 2020 e 2021, o carro-chefe de suas economias é energia renovável ou o agronegócio. 

Foto: Celeo Redes Brasil

Projeto de energia solar em São João do Piauí 

AGRONEGÓCIO

Na geração de empregos, os municípios ligados ao agronegócio estão entre os que mais criam oportunidades de trabalho. De janeiro a novembro de 2023, Ribeiro Gonçalves, cuja economia e voltada para a produção de soja e milho, foi o quarto que mais gerou empregos, com um saldo positivo de 1.252 vagas. Ele ficou à frente de cidades bem maiores, como Floriano, Picos, União e Altos.

Assim como Ribeiro Gonçalves, os municípios localizados no cerrado piauiense, bioma onde está concentrada a produção agrícola de soja e milho, foram os maiores gerados de empregos entre 2020 e 2021. Eles englobam principalmente dois territórios de desenvolvimento: Tabuleiro do Alto Parnaíba e Chapa das Mangabeiras. 

Dos 12 territórios do Piauí, de janeiro a novembro de 2023, o Tabuleiro do Alto Parnaíba gerou um saldo positivo de 3.182 vagas, e o Chapadas das Mangabeiras, 826 ocupações. Ficaram atrás apenas dos territórios Entre Rios, Cocais e Planície Litorânea. Porém, esses três últimos abarcam os municípios mais populosos do estado, como Teresina, Parnaíba e Piripiri. Já Tabuleiro e Chapada englobam municípios menos populosos. Proporcionalmente, portanto, os dois últimos territórios empregaram mais. 

Com informações Governo do Estado

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais