Cidadeverde.com

Queimada Nova tem maior PIB do Piauí com crescimento alavancado pela energia solar e eólica

Imprimir

Foto: reprodução Youtube

Por Graciane Araújo

O município de Queimada Nova, a 522 km de Teresina, teve o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí, em 2021. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apontam que o crescimento foi 111,95%, o equivalente a 18 vezes o crescimento do estado [que cresceu 6,2%] no mesmo período.

O IBGE listou os demais municípios que também tiveram crescimento expressivo em 2021. 

- Dom Inocêncio (71,11%)
- Simões (52,52%)
- Lagoa do Barro do Piauí (52,11%)
- Ribeiro Gonçalves (50,87%)
- Ilha Grande (49,56%); 
- Uruçuí (47,22%)
- Sebastião Leal (45,15%)
- Baixa Grande do Ribeiro (43,85%) 
- Porto Alegre do Piauí (35,93%)

Os dados sobre o PIB, divulgados pelo IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, as Secretarias Estaduais de Governo e a Superintendência da Zona Franca de Manaus- Suframa, indicam que o crescimento exponencial nas cidades de Queimada Nova, Dom Inocêncio, Simões, Lagoa do Barro e Ilha Grande se deram em razão do bom desempenho das empresas envolvidas com a atividade de geração e distribuição de energia elétrica, principalmente de matriz energética solar e eólica.

Já em Ribeiro Gonçalves, Uruçuí, Sebastião Leal, Baixa Grande do Ribeiro e Porto Alegre do Piauí, a produção agrícola, principalmente de milho e soja, destaques na região do agronegócio piauiense, foram os fatores que alavancaram o PIB.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais