Cidadeverde.com

"Bolsonaro só será preso após julgamento", diz advogado de Cid

Imprimir

Foto: Alan Santos/PR

O advogado Cezar Bittencourt, que representa o tenente-coronel Mauro Cid, disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não deve ser preso por agora, e deve “agonizar” alguns anos antes de ser preso. Procurada, a defesa de Bolsonaro não se manifestou.

O jurista disse que Bolsonaro responde a vários processos e, como o passaporte do ex-presidente está apreendido, ele não conseguiria fugir do país. Por isso, deverá responder em liberdade como qualquer cidadão, e que a prisão, poderá ocorrer, mas daqui a alguns anos. Cid foi ajudante de ordens de Bolsonaro durante o seu mandato na presidência da República, entre 2019 e 2022.

“Ele deve agonizar, vai responder os processos em Liberdade, como qualquer cidadão. Ele não vai fugir, ele não pode sair da fronteira, nem por ar, nem por terra, nem por mar, então agoniza, respondendo aos processos. Na minha avaliação pessoal, prender Bolsonaro agora seria um equívoco muito grave. Deixa o processo andar, daqui, quatro, cinco, dez anos. Quando tiver a decisão final, se for decidido que tem que prender, aí sim prende”, disse o advogado.

Segundo Bittencourt, as Forças Armadas nunca apoiaram uma tentativa de golpe em 2022, e afirmou que ditaduras como a de países na América Latina e na África são típicas de “republiquetas”, não de um país continental e importante como o Brasil.

Em entrevista ao SBT News ainda disse que os generais conheciam o “mal militar” que teria sido Jair Bolsonaro e que “jamais entrariam numa fria” de apoiar um golpe militar, muito menos com o antecessor de Lula no poder.

“O vídeo [da reunião de 5 de julho] fala por si, então tem como negar. Quem mandou, quem é que armou, quem é que queria, não conseguiu e ficou frustrado. O Exército disse não, e acabou. Só não teve golpe porque o Exército, as Forças Armadas não apoiaram. Só por isso ele (Bolsonaro) estava enlouquecido para fazer, para derrubar (o Estado democrático). Então, ele se sentiu desarmado. As forças armadas de hoje não são as mesmas de 1964. Os oficiais de hoje são pessoas altamente qualificadas e altamente esclarecidos”, disse Cezar.

Defesa de Mauro Cid
Juntamente ao acordo de delação premiada, Cezar Bittencourt faz a defesa de Cid na linha de que como assessor e “bom militar”, cumpria todas as ordens de Jair Bolsonaro sem questionar.

O advogado afirmou que nenhuma ação tomada por Cid no âmbito das articulações em torno da tentativa de golpe foram planejadas pelo ex-ajudante de ordens. Tudo teria partido de Bolsonaro.

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais