Cidadeverde.com

Trabalhar sentado aumenta risco de doenças cardiovasculares, diz estudo

Imprimir

Foto: Freepik

Trabalhadores que passam a maior parte do tempo sentados têm um risco 16% maior de morrer precocemente, quando comparado com funcionários que se movimentam durante a jornada de trabalho. É o que aponta uma pesquisa da Universidade Médica de Taipei, de Taiwan, publicada na revista acadêmica JAMA Network Open.

Ao todo, o estudo contou com 481,6 mil pessoas, que foram acompanhadas ao longo de duas décadas. Segundo as pesquisas, além de maior chance de uma morte precoce, o estudo mostra que os trabalhadores que ficam o dia todo sentados também podem ter 34% mais chance de desenvolver doenças cardiovasculares.

A orientação, portanto, é que os funcionários com ocupações que exigem passar horas sentados em uma cadeira é que façam pausas mais frequentes ou adotem mesas ajustáveis, sendo possível também trabalhar em pé. A inclusão de 15 a 30 minutos de exercícios físicos por dia também é altamente recomendada.

“Esses achados sugerem que reduzir a permanência prolongada sentada no local de trabalho e/ou aumentar o volume ou a intensidade da atividade física diária pode ser benéfico na mitigação dos riscos elevados de mortalidade e de doenças cardiovasculares associadas à permanência prolongada na posição ocupacional”, diz o estudo.

 

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais