Cidadeverde.com

Fonseca Neto recebeu hoje título de cidadão piauiense

Imprimir
O professor de História da Universidade Federal do Piauí, Antônio Fonseca dos Santos Neto foi agraciado nesta quarta-feira (08), em sessão solene especial, com o título de cidadão piauiense, por proposição do deputado João de Deus (PT).
 

 
Da solenidade participaram, como convidados especiais, a vereadora Rosário Bezerra, representando a Câmara Municipal de Teresina, o diretor da Agespisa, Merlong Solano, o ex-deputado federal constituinte Celso Barros Coelho e o coordenador de Comunicação do Governo do Estado, Wellington Soares, representando o governador Wellington Dias.
 
O deputado João de Deus ocupou a tribuna para saudar o homenageado e começou lembrando que em 11 anos como parlamentar – 4 como vereador e 7 como deputado – este é o primeiro título de cidadania que propõe a uma personalidade que tem relevantes serviços prestados ao Estado.
 
Para João de Deus, o professor Fonseca Neto, que nasceu na cidade de Passagem Franca MA), entende tanto de história do Piauí que é capaz de não entender tanto da história de sua terra natal, “prova da dedicação e do amor que ele tem pela nossa terra”.
O deputado petista lembrou que conheceu Fonseca Neto ainda no DCE (Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí) no início da década de 80, quando ambos militavam no movimento estudantil.
 
O deputado disse também que o professor Fonseca Neto é tão identificado com o Piauí que muitos colegas estranharam quando ele pediu para assinarem o requerimento que lhe concedeu a cidadania piauiense. “Os deputados achavam que ele já era piauiense e não maranhense”, explicou João de Deus.
 
TÍTULO FOI APROVADO EM 2007
 
Já o professor Fonseca Neto agradeceu a iniciativa do deputado João de Deus e dos demais deputados que subscreveram o documento, ainda em 2007, além de outros que haviam tentado antes lhe conceder a honraria como Olavo Rebelo, ainda em seu primeiro mandato, Wilson Martins, Homero Castelo Branco, Flora Isabel, Leal Júnior, Wilson Brandão, João Mádison e Lílian Martins.
 
Fonseca fez questão de destacar que “ao deputado João de Deus, especialmente, dizer que mais de ter um título de suas mãos tem o significado de reforçar uma já bem curtida amizade de 25 anos que temos pela caminhada nas jornadas de luta lá na política estudantil da Ufpi e na associação do magistério público estadual”, disse.
 
O professor fez um breve histórico de sua presença no Piauí, desde a vinda para capital em 1969, numa noite de 16 de dezembro, exatamente no dia em que faleceu o então presidente Marechal Costa e Silva, o princípio do choque cultural de um menino de 12 anos que chegava numa “cidade grande” e passou a ver, pela primeira vez, veículos como “rabo de peixe” e a “baratinha”.
 
Fonseca falou também de todas as boas experiências que teve no Piauí, da família constituída aqui e das lutas dos movimentos sociais e culturais do Estado.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: