Cidadeverde.com

Pitbull doente é abandonado para morrer às margens do Rio Poti

Imprimir

 

 

Por Graciane Araújo

Um cão da raça pitbull doente foi abandonado para morrer às margens do Rio Poti, em Teresina. O animal, provavelmente, foi deixado na área de mata há cerca de três dias e enfrentou o temporal desta quinta-feira (15). Ele foi encontrado após uma pessoa que passava na região, próximo à Ponte Wall Ferraz, ouvir o choro do cachorro. Imagens do resgate mostram ele ainda chorando e tremendo de frio. 

Fernando Machado, da ONG Lar do Nando, fez o resgate e conta que o cachorro foi abandonado em uma caixa de papelão. O animal foi levado para o Hospital Veterinário de Teresina, segue hospitalizado e precisa de doações para o tratamento (PIX [email protected])

"Ele está com miíse (larvas), desidratado e com inchaço muito grande na cabeça. Segue internado. Estava em uma situação muito triste, deplorável. A pessoa que tem coragem de pegar um animal e simplesmente descartar! é uma pessoa de coração frio. Jogou para morrer aos poucos, à míngua, sofrendo", lamenta Nando. 

MAUS-TRATOS

O abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato. 

A denúncia do crime de maus-tratos pode ser realizada na própria Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente ou no site da Polícia Civil do Piauí na aba Delegacia Virtual, ou ainda em qualquer delegacia próxima à residência do denunciante.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais