Cidadeverde.com

Justiça determina que Estado revogue corte de salários de professores da Uespi em capacitação

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

O desembargador Agrimar Rodrigues de Araújo determinou, em decisão monocrática, que o governo do Piauí revogue a decisão de cortar os salários dos professores que estão licenciados para capacitação em cursos de mestrado e doutorado. O magistrado determinou, ainda, que seja realizada uma audiência de conciliação entre as partes. A decisão da Justiça estabelece uma multa diária de 5 mil a 100 mil reais em caso de descumprimento. A Secretaria de Administração do Governo do Piauí informou que ainda não foi notificada da decisão.

A decisão se dá após o Sindicato dos Docentes da Uespi (ADCESP) entrar com uma ação denunciando que professores em greve tiveram seus contracheques descontados. A entidade apontou que 63 professores tiverem seus vencimentos comprometidos, sendo que, dentre estes, havia docentes afastados para capacitação em pós-graduação. 

À época, o Governo do Piauí emitiu uma nota justificando que o desconto da remuneração de servidores que não têm "desempenhado seus deveres funcionais" é legal conforme jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

A decisão monocrática também dá um prazo de cinco dias para o Governo do Piauí apresentar o controle de frequência de todos os professores da Universidade Estadual do Piauí e informar com detalhes os critérios utilizados para efetuar o corte nos contracheques dos professores.

O Cidadeverde.com procurou a Secretaria de Estado da Administração que informou que ainda não foi notificada da decisão judicial.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: uespi