Cidadeverde.com

Exercício físico pode ajudar a prevenir casos de câncer de próstata

Imprimir

Foto: Freepik

O exercício físico pode reduzir em até 35% as chances do desenvolvimento de câncer de próstata nos homens. É o que mostra um estudo sueco, publicado no British Journal of Sports Medicine.

Levantamento foi feito com 57.652 homens entre os anos de 1982 e 2019, um dos maiores estudos no ramo. Dessa forma, os participantes foram agrupados entre aqueles que têm o condicionamento físico aumentado, estável ou diminuído. No grupo que apresentou melhora na aptidão física ao longo dos anos do levantamento, foi observada uma redução de 35% nas chances de desenvolver a doença.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Em relação ao número total de participantes do estudo, 1% deles (592) desenvolveram câncer e 0,08% (46) morreram. O estudo observa que o exercício físico pode reduzir a incidência da doença, mas não reduz a mortalidade, uma vez que for diagnosticada.

Atividade física pode reduzir as chances do câncer voltar, segundo oncologista

"A prática regular de atividades físicas reduz em até 30% o risco de a doença aparecer. E mesmo naquele paciente que já teve o tumor diagnosticado e já fez a cirurgia, dados sugerem que, com a prática de atividade física, pelo menos 3 horas por semana, pode-se reduzir em até 60% o risco desse tumor voltar e do paciente falecer pelo tumor", afirmou o oncologista Daniel Vargas, ao podcast de saúde do SBT "Viva Mais, Viva Bem"

Vargas também reitera que o homem não deve só se preocupar com casos de câncer de próstata na família. Se ele tem alguma irmã, mãe ou tia que tem um histórico relevante de câncer de mama ou de ovário, ele também tem maior risco para desenvolver a doença na próstata.

 

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais