Cidadeverde.com

Pastoral lança campanha sobre o sono dos bebês

Imprimir

A Pastoral da Criança laça em todo o Brasil a Campanha “Dormir de barriga para cima é mais seguro”, que esclarece às mães a posição correta para o sono do bebê, desmistificando a idéia de que essa posição é prejudicial pelo risco de causar engasgo, caso a criança tenha vômito. A reação do bebê engasgado é tossir e assim chamar atenção dos pais, diferente da situação onde a criança esteja deitada de bruços, sem ar.

A morte de bebês no berço, antes de 1 ano de idade, é mais comum do que imaginamos. A cada 425 crianças nascidas, uma morre por esse motivo. Quando o bebê está dormindo de lado ou com a barriga para baixo, ele respira um ar “viciado”, porém quando está com a barriga para cima, é possível respirar um ar mais puro. Uma pessoa adulta costuma mudar de posição durante o sono para regular a respiração, já o bebê não consegue fazer esses movimentos, portanto, em poucos minutos pode vir a ter parada respiratória.

No Piauí, o lançamento da campanha está previsto para o mês de setembro, por enquanto foi apresentada somente aos coordenadores estaduais da Pastoral da Criança, que pretendem organizar a melhor forma de desenvolver a conscientização no estado.

“Vamos percorrer as maternidades de Teresina para conversar com as mães, orientando-as quanto à posição correta para deitar os bebês, que é com a barriga para cima. Além de distribuirmos panfletos nas avenidas mais movimentadas da cidade. Dessa forma podemos amenizar os riscos da morte do berço”, diz Rejania, coordenadora do Setor de Teresina, da Pastoral da Criança no Piauí.

As academias de pediatria dos Estados Unidos já recomendam deitar o bebê de barriga para cima. O simples fato de colocar o bebê para dormir de forma correta, pode salvar uma vida.

Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: