Cidadeverde.com

Carroceiros interditam Av. Marechal Castelo Branco em ato contra projeto que propõe fim da tração animal

Imprimir
  • carroceiros_manifestação.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2024-02-21_at_09_44_09.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2024-02-21_at_09_44_09_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2024-02-21_at_09_44_09_(2).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2024-02-21_at_10_58_28.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2024-02-21_at_10_40_19.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2024-02-21_at_10_21_11.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2024-02-21_at_10_17_58.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde

 

Por Paula Sampaio e Bárbara Rodrigues

Um grupo de carroceiros interditou a Avenida Marechal Castelo Branco, na manhã desta quarta-feira (21), em uma manifestação contra o projeto de lei, da vereadora Thanandra Sarapatinhas, que tramita na Câmara Municipal e que pretende dar fim ao uso de cavalos e burros na tração de carroças na capital. 

A manifestação começou por volta das 8h, mesmo com forte chuva eles fecharam completamente a avenida em frente a Câmara Municipal de Teresina. Com a chegada da polícia, eles liberaram uma faixa.

Tina Lima, presidente da Associação dos Carroceiros, disse que a reivindicação é a retirada do projeto da vereadora Thanandra Sarapatinhas.

“O que a gente está querendo aqui é que eles tirem de pauta esse projeto da vereadora, que é sem noção, não tem a mínima condição desses carroceiros ser prejudicados por conta de uma coisa que que ela botou na cabeça que quer acabar e pronto. Ela não procura saber como é que eles vivem. Ela não procura o grau de instrução deles, que eles não têm grau de instrução nenhuma. De 2.234, são cerca de 2.216 que não tem uma leitura, porque hoje se eles trabalham, eles comem, mas se eles não trabalham, eles não comem, e aí o que será dessas famílias?", questionou.

Segundo a associação, a mudança afetaria pelo menos 2,2 mil famílias na capital. Ela pede que a vereadora então foque na instrução dos carroceiros e na fiscalização. “Que ela dê o curso para os carroceiros. Capacitar. Ela disse que os carroceiros maltratam, pois que então tem que ter fiscalização", disse Tina.

O carroceiro Marcos Costa, que trabalha mais de 30 anos na área, negou que os animais sejam maltratados. “Desde os 9 anos que trabalho com o meu pai, mais de 30 anos de carroça, nunca tínhamos achado um obstáculo como essa Thanandra para acabar com essa classe humilde, pois aqui só tem homem trabalhador. O meu animal trabalha até o meio-dia, dou banho e ração. E quero que ela filme meu animal, se tiver um ferimento, então ela quer perseguir a classe”, criticou.

 

A vereadora Thanandra Sarapatinhas, autora do projeto de lei reagiu à manifestação e defendeu que o projeto não deixará nenhum profissional desempregado. 

“Os animais vão parar de sofrer de forma exaustiva, a gente está propondo aqui a redução gradativa do uso de tração animal. Ninguém vai parar de trabalhar. Quem tem um pouco de empatia e leu o projeto, sabe que é para dar uma vida digna, ajudar as pessoas e os animais”, disse.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais