Cidadeverde.com

Segurança fecha o 10º DP de Teresina e inicia reestruturação das delegacias; veja o que muda

Imprimir
  • distrito6.jpg Yala Sena
  • distrito5.jpg Yala Sena
  • distrito4.jpg Yala Sena
  • distrito3.jpg Yala Sena
  • distrito2.jpg Yala Sena
  • distrito1.jpg Yala Sena

Por Yala Sena

A Secretaria Estadual de Segurança Pública iniciou o processo de reestruturação das delegacias e alguns Distritos Policiais serão fechados na capital. O primeiro a suspender as atividades foi o 10º DP, do bairro Bela Vista, zona Sul de Teresina. A população da região foi surpreendida com o fechamento na manhã desta quarta-feira (21). O Sindicato dos Policiais Civis repudiou a medida.

A partir de hoje, a população do Bela Vista terá que procurar o 4ª Delegacia Seccional (antigo 4º DP, em frente a Quadra 11), no bairro Parque Piauí, que fica a cerca de 7 km de distância, para registrar um boletim de ocorrência.

A professora aposentada Helena Andrade procurou o 10º DP na manhã de hoje para denunciar um golpe no cartão de crédito e foi surpreendida com o distrito fechado.

“É uma decisão errada, muito ruim. Esse distrito atende a demanda de todo o bairro, e é muita gente para ser atendida, e o 4º DP não vai dar conta.  A população vai desistir de fazer BO”, disse a professora aposentada.

O taxista Hilton Sousa Vieira queria fazer um BO sobre o roubo de um hidrante e se deparou com o DP fechado.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí, Isaac Vilarinho, repudiou o fechamento do 10º DP.

“Vemos com grande preocupação o fechamento do 10º DP, uma vez que estava instalada há 35 anos. A gestão ao invés de tentar sanar os problemas de pessoal simplesmente tira a unidade e coloca em outro espaço e isso não vai resolver”, disse o presidente.

De acordo com Isaac, a Secretaria precisa é contratar mais policiais para reforçar as atividades nas delegacias.

“Quadro velho, moldura nova e não vai resolver. O governo está escondendo o problema. Precisa é colocar mais policial na unidade para o plantão e a investigação sejam fortalecidos”. 

Segundo o Sindicato, há informações de fechamento também do 25º DP (Anita Ferraz), 6º DP (Piçarra), 23º (Vila Irmã Dulce) e o 5º DP (São João).

O projeto da nova estrutura organizacional da Polícia Civil foi aprovado na Assembleia Legislativa e já foi sancionada pelo governador. O decreto altera as jurisdições das delegacias, define as funções do quadro de segurança e mudou a nomenclatura dos departamentos. 

Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança garantiu que as investigações não serão prejudicadas. 

Leia a nota: 

A respeito da mudança de prédio físico da estrutura policial civil correspondente à unidade 10° Delegacia de Polícia de Teresina, a Delegacia-Geral de Polícia Cívil esclarece que a comunidade daquela região será atendida pela 4° Delegacia. Os trabalhos de investigação não serão interrompidos nem prejudicados, e o antigo prédio do 10°DP sediará uma base operacional da Polícia Militar, reforçando o policiamento ostensivo na região. A Delegacia-Geral acrescenta ainda que a equipe de expediente da 4° Delegacia foi reforçada para intensificar as investigações de toda aquela região seccional.

Veja decreto na íntegra com novo organograma da Polícia Civil do Piaui, clique aqui.

 

 

 

 

Veja os bairros que serão jurisdição da 4ª Seccional:

Bela Vista
Areias
Santa Cruz
Promorar
Parque Piauí
Distrito Industrial
Saci
Santa Luzia
Parque São João
Triunfo
Lourival Parente
Morada Nova
Catarina
Hugo Prado
Parque Sul

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais